Ratos de Cemitério e outros casos estranhos do detetive Steve Harrison, de Robert E. Howard

Nem só de Conan Robert E. Howard viveu

Impressionante se deparar com o livro de contos Ratos de Cemitério e outros casos estranhos do detetive Steve Harrison, de Robert E. Howard. Lembrado normalmente pelo seu mais famoso personagem, Conan, o bárbaro, o autor também enveredou pela literatura policial e os contos desta obra certamente comprovam isso.

Ratos de Cemiterio e outros contos entranhos do detetive Steve Harrison - Robert E Howard - AVEC Editora
Ratos de Cemiterio e outros contos entranhos do detetive Steve Harrison, de Robert E Howard

Com tradução de Carolina Chiarelli para os contos (com exceção da tradução do conto Ratos de Cemitério, executada pelo também organizador Cesar Alcázar) essa é uma publicação da AVEC Editora que adiciona mais um excelente título ao Selo Safra Vermelha. Sem dúvida alguma as obras dessa coleção são muito boas e por isso devem ser lidas.

Prazer, Steve Harrison, o detetive

Em suma, Steve Harrison é o detetive clássico, sempre sério, durão e forte. Em seus contos, apesar dessas qualidades, ele enfrenta perigos não só bem reais, como também sobrenaturais e quase sempre acaba todo machucado (alguém por acaso lembra do Conan lendo isso?). 

Vale salientar que é necessário fazer uma leitura com a devida crítica, pois a obra data do início do século passado. O autor coloca nos contos preconceitos, como racismo e xenofobia, que independentemente da época, estão completamente errados. Dado o aviso, comento os quatro contos abaixo, que nem por isso deixam de ser excepcionais.

Os nomes no Livro Negro

Este primeiro conto certamente me remeteu demais as histórias do escritor Sax Rohmer, criador do lendário vilão Fu Manchu, concebido em 1913. Uma aventura simplesmente incrível, na qual um mestre do crime volta para assombrar seus perseguidores. Muito legal ver um americano sendo ajudado por um afegão durante a trama.

Presas de ouro

Nesta história temos um pântano insalubre, onde um chinês fugitivo se escondeu das autoridades que o perseguem. Ele é um assassino e ladrão que encontra naquele lugar perigoso o refúgio perfeito. Mas a trama nos apresenta outros desdobramentos e até mesmo um culto vodu. A história me lembrou bastante a atmosfera dos episódios de Jonny Quest, talvez pelo pântano ser bem sinistro. Uma leitura muito interessante.

Ratos de Cemitério

O conto que dá nome ao livro é inegavelmente excelente. Com uma aura interiorana, uma antiga rixa entre famílias leva o terror aos membros dos Wilkinson. Chamado por um deles, Steve Harrison estava lá para desvendar este quebra-cabeça que envolve até mesmo um espírito indígena vingativo. Entretanto, se você tem problemas com ratos, este conto vai te aterrorizar muito!

O segredo da tumba

Neste último conto o detetive Harrison teve seu nome trocado para Brock Rollins pelo editor da época. Mais uma trama envolvendo orientais e seus métodos silenciosos de assassinato. Volto a lembrar de Sax Rohmer e sua criação Fu Manchu. Na minha opinião, o conto não empolga muito, mas não é ruim. Os anteriores são melhores certamente.

Considerações finais

Uma leitura inesperada e rápida, mas que diverte. O livro te transporta para uma época diferente de aventuras pulp. O personagem Steve Harrison é um detetive realmente clássico que vai garantir um espaço aos amantes desta literatura detetivesca e aventureira.

Robert E Howard - Escritor
Robert E Howard – Escritor

A Coleção Safra Vermelha já me ganhou na leitura de Onda de Crimes e com este livro mostra que veio para ficar. Portanto deixo aqui meus parabéns à AVEC Editora pela excelente aposta!

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da AVEC Editora?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

2 comentários em “Ratos de Cemitério e outros casos estranhos do detetive Steve Harrison, de Robert E. Howard

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: