Mitologia Lovecraftiana: A Totalidade pelo Horror, de Caio Bezarias

As estrelas finalmente se alinharam

Chega finalmente em minhas mãos o livro Mitologia Lovecraftiana: A Totalidade pelo Horror, de Caio Bezarias. Uma obra incrível que análise tanto H. P. Lovecraft, como também sua criação. O estudo mostra os vários motivos que conduziram Lovecraft a criar sua mitologia, tal como a conhecemos. 

Mitologia Lovecraftiana A totalidade pelo horror - Caio Bezarias - Sebo Clepsidra
Mitologia Lovecraftiana A totalidade pelo horror – Caio Bezarias – Sebo Clepsidra

Publicação da Editora Sebo Clepsidra, a obra repete o padrão de qualidade já devidamente reconhecido pelo público. A edição está impecável e o livro é inegavelmente uma obra de arte! Antes de cada capítulo temos uma fotografia, uma imagem de época ou um desenho incrível do artista Dudu Torres. Impressionante ver sua arte estampar o livro pois soma demais ao conteúdo. 

Prefácio

Ninguém mais do que Alcebiades Diniz assina o prefácio. Com o título de Universo povoado de horrores (As visões de Lovecraft), o texto pondera sobre a visão do próprio Lovecraft e da pesquisa de Bezarias. Um artigo inegavelmente importante para percebermos é necessário que a análise vá fundo, no sentido de trazer à tona aspectos importantes de H. P. Lovecraft. 

Vivemos uma explosão literária do fantástico 

Poder ler este livro nos mostra que vivemos uma explosão literária dentro do gênero fantástico. Esse crescimento do interesse pela leitura de gênero se dá não só pela profusão de títulos ficcionais, mas também pela publicação de títulos acadêmicos sobre o tema. Em contrapartida, estes últimos são uma aposta viável exatamente pela maturidade do mercado. Os leitores estão sedentos e são capazes de absorver obras com este cunho analítico. 

O livro é a segunda edição, revisada e ampliada pela Editora Sebo Clepsidra. Ele certamente dá chance ao leitor trivial, afastado dos círculos acadêmicos, conseguir entender a complexidade de alguns autores e de suas obras.

Analisando o autor e a sua obra

Essa resenha foi escrita há alguns meses, enquanto lia o livro de Caio Bezarias. O autor faz análises importantes e sem dúvida alguma pertinentes, que vão sendo adicionadas à um panorama geral. Assim são revelados vários detalhes que juntos dão sentido a criação de Lovecraft.

O recorte preciso do termo mito introduz o leitor na análise. Essa decisão dá o leitor a ótica necessária ao entendimento correto deste termo, tão banalizado nos dias de hoje. Certamente, entender o seu significado foi e sempre será muito importante. 

Outro ponto crucial do livro é o tratamento às polêmicas opiniões de Lovecraft. O pesquisador não se furta de comentar sobre elas e dessa forma vai além, refletindo sobre elas. Seu estudo revela como a visão limitada de H. P. Lovecraft incutiu tamanho medo e inquietação sobre si mesmo. Isso garantindo terreno fértil para o nascimento de seus mitos. 

Eu poderia ficar aqui falando por horas e certamente não chegaria próximo da grandiosidade da análise de Bezarias. Portanto, convido o nosso leitor para adquirir e ler o livro o quanto antes! 

Apêndice 

Temos ainda o Apêndice: O Inominável e o infilmável, de Carlos Primati, ao final. Partimos em uma viagem através das inúmeras adaptações dos textos de Lovecraft feitas para o cinema. Primati também levanta importantes questões acerca da dificuldade das adaptações. Obviamente sua análise é feita com muito bom humor e de maneira cirúrgica, marca de seus textos. Uma excelente leitura que ainda nos serve de guia cinematográfico!

Conclusões finais 

Em suma, este livro é importante e necessário para aqueles que buscam entender melhor H. P. Lovecraft. Na minha opinião ele explica o porquê Lovecraft continua surpreendentemente a influenciar tantas pessoas até hoje, sem perder força. 

Caio Bezarias - Pesquisador
Caio Bezarias – Pesquisador

Hoje em dia muito se discute sobre o cancelamentos de autores. Esta obra certamente joga luz sobre a necessidade de uma leitura crítica nas obras antigas. Se é impossível separar o criador de sua obra, se torna importante ter o hábito de fazer uma leitura criteriosa. Isso evita, portanto, a repetição dos erros do passado.

Por isso compre o livro o quanto antes e vá ler!

Quer comprar outros títulos da Sebo Clepsidra?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: