O Lobisomem – uma lenda do Limusino, de Richard Thompson

O primeiro lobisomem da literatura 

A cada leitura das obras do Raridades do Conto Gótico eu fico mais animado. Não foi diferente com O Lobisomem, uma lenda do Limusino, de Richard Thompson, o nono volume do clube, que nos apresenta o lobisomem

O Lobisomem uma lenda do Limusino - Richard Thompson - Raridades do Conto Gótico - Sebo Clepsidra
O Lobisomem uma lenda do Limusino, de Richard Thompson

Com tradução de Carlos Primati, o bluebook é uma publicação do Sebo Clepsidra. A Apresentação de Cid Vale Ferreira nos mostra como o lobisomem demorou um certo tempo para figurar no meio das criaturas literárias. Certamente é curioso imaginar a mentalidade da época, talvez mais temerosa por espíritos e duplos, do que por uma criatura tão temida. 

Nunca imaginei esta origem

Temos um relato estranho, proferido pelo Dr. Antoine Du Pilon. Ele é um estudioso, versado em muitas especialidades, se destacando dos demais, certamente mais ignorantes. No início do livreto a história assume tons cômicos em alguns momentos, o que é muito legal. Apesar de Du Pilon ser um intelectual acaba por se mostrar também um covarde crédulo e supersticioso. 

Em sua explicação ele conta relatos sobre os lobisomens, completamente alienado dos fatos reais. Ademais, perto dali, o ex-Conde Gaspar de Marcanville (um nobre arruinado), e sua filha Adéle, guardam um terrível segredo e um triste destino. Tendo sido traído por seu melhor amigo, sua história é então contada, explicando como eles chegaram até ali. 

As duas narrativas que se encontram num desfecho tenso. Honra e a fúria se misturam num embate incrível. Já vemos na narrativa, várias facetas da maldição, conforme conhecemos. Estas características vão se perpetuar posteriormente pela literatura e no imaginário atual. Sensacional perceber como esta obra marca o surgimento da criatura. 

Considerações finais 

Em suma, ser testemunha deste resgate literário é absolutamente fantástico. Somente o Sebo Clepsidra poderia proporcionar ao público brasileiro esta experiência. Além disso, participar do Raridades do Conto Gótico é não só uma experiência única, como também uma honra muito grande. Os verdadeiros patrocinadores são os assinantes do clube. 

Raridades do Conto Gótico - Sebo Clepsidra
Raridades do Conto Gótico, do Sebo Clepsidra

Se você ainda não participa, vale entrar o quanto antes. Venha fazer parte desta história também. Os livretos que você não tenha, ainda pode encontrar pelo site da editora. Mas corra, pois eles não terão uma nova impressão. Ademais, temos feito resenhas dos que já foram lançados. Confira aqui.

Boa leitura!

Quer comprar outros títulos da Sebo Clepsidra?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: