Manuscrito encontrado em um hospício, de Edward Bulwer-Lytton

Uma fonte que parece não se esgotar

Após ler o Manuscrito encontrado em um hospício, de Edward Bulwer-Lytton, fiquei pensando na enorme variedade de histórias que os bluebooks traziam ao público. A riqueza dos temas que estas peças literárias abordam é imensa e temos muita sorte de termos acesso a estas obras, em português. 

Manuscrito encontrado em um hospício - Edward Bulwer-Lytton - Raridades do Conto Gótico - Sebo Clepsidra

Este décimo volume do Raridades do Conto Gótico, do Sebo Clepsidra, é traduzido por Carlos Primati. O volume traz uma história sobre a não aceitação pela deformidade e a loucura humana. A Apresentação de Cid Vale Ferreira, como sempre, permite ao leitor entender as nuances da época, garantindo ao leitor uma melhor compreensão dos temas abordados. 

O infortúnio humano ganha voz

Como relata Cid Vale Ferreira, a história se aproxima bastante de Frankenstein. Nesse sentido ambas as histórias tratam da não aceitação de um ser que carrega o estigma horrendo. Uma aparência considerada horrenda e impossível de ser sequer vista. 

Embora se somem tanto o nanismo, como sua aparência assustadora, como motivos do repúdio de todos, sua mente surpreendentemente lhe traz admiração. Afiada e muito além de seu tempo, desponta como um diferencial único, garantindo seu lugar no imaginário de quem leu suas criações. Um enredo que possui elementos góticos, assim como de horror psicológico.

Edward Bulwer-Lytton - Escritor
Edward Bulwer-Lytton

Entretanto, o que ele não poderia imaginar era encontrar um aceite, um acolhimento. Aos poucos, a aversão é substituída por sentimentos mais brandos. Por isso, prefiro parar meu relato por aqui. Em resumo você precisa conhecer esta obra incrível que levanta inúmeras questões interessantes. 

Com efeito, acabo pensando se George R. R. Martin teve acesso a esta literatura. Não ficaria surpreso se esta fosse sua inspiração para o personagem Tyrion Lannister, da aclamada série Game of Thrones

Considerações finais

A literatura é certamente uma arma poderosa demais. Ela afia o pensamento e nesta obra é fácil perceber isso. Que texto rico de reflexões e revelações. Suas camadas vão aparecendo aos poucos durante a leitura.

Raridades do Conto Gótico - Sebo Clepsidra

Venha ser um assinante do Raridades do Conto Gótico e assim ter acesso às obras que nunca viriam ao Brasil de outra forma. Ademais, com o seu apoio este trabalho que crescer e se perpetuar. 

Boa leitura! 

Quer comprar outros títulos da Sebo Clepsidra?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

2 comentários em “Manuscrito encontrado em um hospício, de Edward Bulwer-Lytton

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Canto do Gárgula

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading