Leia sempre análises e pesquisas
Concluir o livro A invenção do monstro: do golem ao zumbi, de Fernando Vugman, foi muito bom. Além de leitor inveterado do gênero do terror, gosto de aprofundar meus conhecimentos através de leituras de análises e pesquisas.
Lançado pela Editora Luva, é um livro que agrega valor ao leitor curioso. Por que os monstros existem? O que eles trazem em suas figuras? Estas são duas perguntas que Vugman busca responder, além de muitas outras.
Do golem ao zumbi
A organização do livro faz uma viagem por diversos monstros. Começando pelo golem, ele segue até o zumbi, sem esquecer de outros monstros como Frankenstein, o vampiro e até mesmo gangsters! Este último eu desconhecia completamente que poderia figurar neste universo seleto, mas está ali muito bem explicado.
A análise toda é feita usando como base não só a literatura, como também os muitos filmes. As adaptações cinematográficas são inclusive utilizadas por Vugman como alicerce para muitas de suas argumentações. Vários filmes tem seus roteiros comentados para posteriormente se entender os motivos da existência de cada monstro.
O que percebemos ao final é que o monstro é a resposta de uma época para algum medo ou aflição. Em sua figura estão inegavelmente apoiados os temores ou mesmo as críticas sociais. Eleva-se assim sua importância não apenas como um veículo de medo, mas também como um pensamento profundo sobre a própria sociedade.
Considerações finais
Em suma, um livro que vale a leitura para ganharmos maior entendimento sobre a literatura de terror. Ele não esgota o assunto, mas gera a curiosidade inicial tão importante para qualquer crescimento intelectual.
Acaba trazendo em si, mesmo que não sintetizado, um guia de filmes que fiquei certamente curioso por conhecer. O papel da troca de conhecimento é exatamente esta e Vugman consegue mostrar ao leitor que o caminho é amplo.
Já conhecia este título? Deixa aí nos comentários!
Quer comprar outros títulos da Luva Editora?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!
Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!
Deixe uma resposta