Canto Serial – uma nova coluna no blog

O assassinos em série, um monstro moderno e real

A coluna Canto Serial nasceu de uma conversa que tive com Julia do Passo Ramalho, sobre a Coluna Cine Canto. Percebemos que o livro Mindhunter Profile: Serial Killers (leia nossa resenha aqui), analisado pela própria colunista, serviu como uma espécie de preâmbulo. Surgiu assim a ideia de uma coluna que falasse exclusivamente sobre assassinos em série.

Ed Kemper e Cameron Britton
O serial killer Ed Kemper e o artor Cameron Britton, que o interpretou na série Mindhunter

Concordamos que era muito interessante abrir este espaço para analisarmos esta figura. Um monstro moderno e real, que povoa o imaginário humano atual, muitas vezes romanceado e até mesmo idealizado. Um ser que não apenas aparece em noticiários, assim como em inúmeras obras atuais. Sem falar que é a praia dela!

Escolhido o tema e percebendo a vontade de falar sobre ele, vieram as análises. Inegavelmente era hora de colocar a mão na massa!

O mercado e outras fontes

Ademais, não é de hoje que os leitores tem se interessado mais e mais pelo assunto. As editoras brasileiras, por sua vez, atentas à demanda, tem respondido com lançamentos de livros que tragam o fenômeno do assassino em série. Um ciclo que inegavelmente acaba criando um aumento de produções que atendam a este desejo de consumo. Sendo assim, vamos trazer indicações e opiniões, cobrindo os títulos que merecem destaque e um lugar na prateleiras dos amantes de true crime.

Optamos por explorar não apenas os livros de true crime, assim como utilizaremos também outras fontes para contar as terríveis histórias destes assassinos. Sejam produções ficcionais, livros teóricos, filmes ou documentários, todos eles certamente estarão no nosso foco e aparecerão por aqui.

Sobre a colunista Julia do Passo Ramalho

A colunista Julia do Passo Ramalho primeiramente é psicóloga formada pela PUC-RJ. Possui especialização em saúde mental em psicanalise pela UFF, além de ser mestranda em Psicologia Forense: especialização em psicologia criminal. Trabalhou por quase dez anos em hospitais psiquiátricos e serviços especializados em saúde mental do estado do Rio de Janeiro.

Julia do Passo Ramalho - Escritora - Canto de Gárgula
Julia do Passo Ramalho – Escritora

Hoje divide seu tempo entre estudos, atendimentos clínicos e a escrita. Vem construindo uma carreira como autora independente de terror, suspense e policial. De um convite meu, aceitou entrar na loucura de escrever aqui no blog, o que eu fico imensamente feliz!

Uma palavra do editor

Olho para o blog e percebo como ele tem crescido. Falar sobre o assassino em série é apenas o resultado desta amplitude que vem do trabalho de falar sobre literatura. O nascimento da coluna Canto Serial é um reflexo deste crescimento.

Vale a pena lembrar que o material nacional tem espaço garantido, sendo um dos pilares de nosso trabalho. Procuramos sempre divulgar autores, editoras e conteúdos gerados por brasileiros em nossas resenhas. Isso não muda, pelo contrário, só aumenta e há algum tempo temos trazido material de literatura policial e suspense.

Em resumo, espero que gostem de mais esta proposta que vai do não ficcional, passando pela ficção policial, suspense e terror. Seguem assim meus votos de sucesso à Julia e seu trabalho incansável.

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: