A Floresta, de Daniel Gruber

Você sabe o que é folk horror?

A resposta desta pergunta você pode obter depois de ler A Floresta, de Daniel Gruber. Publicação da editora independente O Grifo, o livro foi lançado após uma campanha de financiamento coletivo de sucesso no Catarse.

A Floresta - Daniel Gruber - O Grifo Editora
A Floresta – Daniel Gruber – O Grifo Editora

Além disso, existe a versão em ebook, justamente a que li, que você poderá pegar pelo Kindle Unlimited. Está muito bem diagramada e por isso é uma boa opção de acesso ao livro. Entretanto, depois de ler a obra já quero ter o livro físico, de tão bom que é.

Qual o preço de sua liberdade?

Primeiramente preciso falar da atmosfera do livro. Estamos em uma cidade do interior do sul do Brasil, nos últimos anos do século XIX. Um lugar ermo e colonizado por gente simples, que destoam muito da educação de Anna Schutz, filha do pastor da cidade. O lugar é tão bem descrito que nos sentimos em uma zona rural esquecida, onde o lugar da mulher é muito bem definido e imutável, caracterizando o machismo arraigado daquelas pessoas. Sentimos o silêncio castrador do preconceito a cada linha e esta experiência é incrível.

De cara, a protagonista é forçada a casar com um homem xucro e violento, sinais claros que sua vida estará repleta de sofrimento e desafios. Sua existência se torna, por isso, um inferno que aos poucos é aliviado pelo encontro com Mathilde, uma mulher misteriosa e impetuosa. Ao cruzar seu caminho e mostrar que a floresta tem mais a oferecer, o enredo toma um rumo muito sinistro, mostrando um sobrenatural que a todos cerca, como um animal à espera de suas presas.

Surpreendentemente o livro brinca com o leitor que se vê impedido de largar sua leitura envolvente e nervosa. O destino de Anna é uma luta sem fim, não apenas contra o machismo de costumes, como também pelo novo mundo que se abre para ela. Uma leitura que vai entreter e assustar o leitor, que fica preso no suspense da trama.

Considerações finais

Em conclusão, buscando a resposta para nossa primeira pergunta, a história é um exemplo maravilhoso de um folk horror. A imagem de uma paisagem rural como pano de fundo para o desenrolar de uma trama sinistra, abarca o leitor, que se vê intimamente ligado aos acontecimentos e certamente sem escapatória como a protagonista.

Daniel Gruber - Escritor
Daniel Gruber – Escritor

Um livro que inegavelmente está entre os melhores que li este ano. Daniel Gruber está de parabéns pela sua criação e espero que tenhamos mais histórias nesta pegada. A Floresta é um livro rico em camadas e reflexões que vai agradar mesmo os leitores que não estão habituados com o gênero.

Já leu este livro? Ficou curioso? Deixa aí nos comentários!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: