O melhor do terror nos anos 80, da Skript Editora

Um guia bem interessante 

Acabo de ler O melhor do terror nos anos 80, da Skript Editora. O livro é um guia comentado, muito legal, sobre os oitenta melhores filmes de terror daquela década. Elaborada por um time de primeira, a lista impressiona. Inegavelmente uma excelente obra, seja para quem já viu vários, seja para que não viu muitos, como eu!

O melhor do terror nos anos 80 - Skript Editora
O melhor do terror nos anos 80 – Skript Editora

Organizado por Euller Felix, Jessica Reinaldo e Rodolfo Stancki, o livro reúne e classifica oitenta títulos de uma forma não só interessante, como didática. Como disse antes, os organizadores reuniram um enorme time para elaborar a resenha de cada filme. A capa, é do incrível Marcel Bartholo.

Uma lista memorável de filmes

A icônica e inesquecível década de 80 marcou o imaginário não apenas de quem viveu a época, mas também daqueles que nasceram após. No cinema, esta marca é profunda e bastante nítida, seja pela fama dos filmes, seja pelas inúmeras referências pelo renome das obras. 

O melhor do terror nos anos 80 - Skript Editora

Os paratextos do livro são um barato. Sendo assim, o livro começa pela apresentação de Diego Moreau, intitulada de A mais inusitada reação que o terror pode causar. O texto dá ao leitor uma ideia de como os filmes de terror mexiam com todos naquela época. Incrível como me transportei para a época.

No prefácio Terror, ou o melhor amigo/inimigo do homem, de Lucas Maia, ele nos leva ainda mais fundo. Percebemos mais a fundo a ligação do gênero do terror com a própria década de oitenta. O autor inclusive faz paralelos com produções atuais que ainda vão na fonte oitentista para buscar influência e inspiração. 

O melhor do terror nos anos 80 - Skript Editora

Ao final temos o excelente posfácio Textos, subtextos e permanências no cinema de terror dos anos 80, de Rafaela Barbieri. A autora faz uma análise muito interessante sobre o fascínio que o filme de terror carrega em si e como perdura no imaginário humano. Dessa maneira, perceba como a obra só traz leituras importantes para quem ama cinema e terror!

O guia e seus críticos 

Os organizadores reuniram um time de alta qualidade para resenhar os oitenta títulos. Cada filme recebeu assim atenção de um deles e traz uma pequena apresentação, sem qualquer spoiler, sobre a obra. 

Você vai encontrar textos deste time fenomenal: Carlos Primati, Beatriz Saldanha, Mimi Zanetti, Gabi Larocca, Queops Negronski, Maitê Mendonça, Getro Guimarães, Michelle Henriques, Paulo Biscaia Filho, Raphaela Ximenes, Rodrigo Ramos, Gabriel Elysio Maia Braga, Analu Tortella, Luiz Henrique Costa, Marcelo Miranda, Makson Lima, Emanuela Siqueira, Ira Croft, Beto Menezes, Willian de Souza, Rafaela Arienti Barbieri e Lucas Maia.

Inegavelmente vale ler cada resenha. Certamente elas acabam estimulando a vontade de procurar cada título e entender mais a influência de cada um. Dessa maneira, seja a primeira vez ou uma repetição, o filme se torna outro após a análise!

Considerações finais 

Em suma, um guia que vale muito para qualquer pessoa. Seja você um cinéfilo ou apenas um interessado, este livro ao menos lhe dará uma porta excelente de entrada no gênero. 

O melhor do terror nos anos 80 - Skript Editora
Existem 80 referências na capa do livro, aos filmes abordados – Capa de Marcel Bartholo

Para os mais estudiosos, traz textos interessantes e reflexões sobre cada filme, que sem dúvida alguma você deve ler. Ademais, o livro não pretende ser um guia definitivo, mas sim uma excelente lista. 

Conhecia esta obra? Me diga nos comentários. 

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da Skript Editora?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: