A lenda do Cavaleiro sem cabeça e outros contos, de Washington Irving

A obra

O cavaleiro sem cabeça e outros contos foi escrito em 1820, porém a edição que li é de 2020, publicada pela Editora Wish. A obra traz quatro contos que trabalham o fantástico com o sobrenatural.

A lenda do cavaleiro sem cabeça e outros contos - Washington Irving - Editora Wish
A lenda do cavaleiro sem cabeça e outros contos – Washington Irving – Editora Wish

Nessa edição temos como extras o prefácio de Oscar Nestarez e a introdução de Jim Anotsu. Ambos os textos trazem informações enriquecedoras sobre o autor, sua obra e a questão racial na época, assim como na forma como ele tratou em suas obras.

A tradução ficou a cargo de Camila Fernandes. Já a revisão foi de Karine Ribeiro e Úrsula Antunes.

Os contos que mais gostei

Comentarei um pouco sobre os contos que mais me chamaram a atenção durante esta leitura. Segue abaixo minha lista dos que mais me marcaram.

A lenda do Cavaleiro sem cabeça

Nessa história, temos Ichabod Crane, um professor que estava em Sleepy Hollow com o objetivo de instruir as crianças da vizinhança. Uma de suas características era não ter problema em usar a vara para educar os pequenos.

Ichabod traz em si uma mistura de alguma astúcia e simples credulidade. Ele tinha um “apetite” pelo maravilhoso e uma capacidade de digeri-lo extraordinária, tanto que ambos só cresceram com sua permanência na região enfeitiçada.

Nosso homem de letras resolveu cortejar Katrina Van Tassel, filha única de um importante fazendeiro holandês. Seus problemas começaram exatamente aí pois a jovem também era cortejada por Abraham, ou, conforme sua alcunha Brom Van Brunt, o herói da região. Apesar de toda a animação em conquistar a jovem o que ele queria mesmo era a boa vida que a situação do pai dele poderia lhe dar. Ademais, o que ele queria era uma boa casa e toda a comida que conseguisse comer.

Brom Van Brunt não facilitou a vida de Ichabod, se vangloriando de ter disputado uma corrida de cavalo com o temível Cavaleiro sem cabeça e vencido, e ainda melhor, sobrevivido. A história tem um final bem eletrizante, pois Ichabod também tem um encontro com o Cavaleiro sem cabeça, inegavelmente cheio de emoções.

O noivo espectral e a cozinha da estalagem

A bela filha do Barão de Von Landshort se tornou um milagre consumado, pois havia sido criada com toda a instrução possível, com a ajuda de duas tias solteironas. Sendo eximia tanto nas letras como em prendas, era um certamente um bom partido.

Todos no castelo esperavam ansiosamente pelo jantar em que a jovem conheceria seu noivo, Conde Von Altenburg. No evento o noivado seria então afirmado.

Contudo, o percurso do jovem Conde foi um tanto quanto conturbado e um amigo seu teve de lhe fazer um favor para com a futura noiva. A partir daí a história passa a nos encantar com o tom sobrenatural nas ações que sucedem.

Considerações finais

Em meio a tudo que foi dito, podem ficar tranquilos quanto ao tom fantástico que os contos nos trazem e o prazer na leitura de cada um.

Washington Irving - Escritor
Washington Irving – Escritor

Posso garantir que o conto principal, A lenda do cavaleiro sem cabeça, é uma grata surpresa pela diferença que há entre as adaptações do filme homônimo e a série Sleepy Hollow. Logo, quem assistiu alguma das adaptações não espere encontrar o mesmo nessas páginas.

Mai uma vez ressalto a beleza da edição que por si só enche os olhos de qualquer apaixonado por livros. O corte em vermelho e as ilustrações interiores ressaltam ainda mais as histórias.

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da Editora Wish?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Canto do Gárgula

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading