Canto da Página, uma nova coluna do blog

Como nasceu esta coluna

O blog bastante cresceu em dois anos e semanalmente publicamos resenhas de inúmeras obras, consumindo e pensando sobre suas inúmeras camadas. Entretanto algo ainda faltava aqui no blog. De uma sensação percebemos que existia a necessidade de trazer uma reflexão mais elaborada entre nossas postagens. Ao divulgar uma boa reflexão daríamos o passo que faltava. Sendo assim já criávamos o espaço desta coluna, sem imaginar ainda onde chegar.

Muitas pessoas no mercado literário pensam e refletem sobre literatura e nos mantemos atentos a elas. Um destes talentos nós já acompanhávamos há algum tempo o trabalho: a escritora Bel Quintilio. Temos observado não apenas sua produção literal, excelente por sinal, mas também sua faceta como pesquisadora. Ainda que informal, ela mantém com regularidade um conteúdo rico e muito interessante. Foi através de seu Instagram, onde ela publica uma newsletter cheia de propriedade e cheia de reflexões legais, que conhecemos este seu lado analítico. Por isso pensamos em convidar ela para publicar seus textos por aqui, porém, faltava uma chance de contato.

A oportunidade do convite surgiu durante uma reunião virtual entre leitores e autores da Revista Ledos Medos. Logo após o encontro, conversamos e trocamos várias ideias. Passadas algumas semanas já tínhamos um esboço da coluna, ainda que sem um nome. Depois de muita troca de mensagens, o título Canto da Página despontou como a melhor opção dentre muitos – nomes nunca são fáceis. Combinamos uma periodicidade, a forma de trabalho e quando nos demos conta: nascia a coluna!

Bel Quintilio por ela mesmo

Sou escritora, revisora e redatora, formada em Comunicação e Multimeios pela PUC-SP. O amor pelas histórias, principalmente as de terror, faz parte de mim desde que eu cortava meu cabelo no estilo chanel e perambulava pela casa da minha avó materna, aos cinco anos de idade.

Bel Quintilio - Escritora, Pesquisadora e Colunista
Bel Quintilio

Nas tardes abafadas daquela cidade interiorana, minha diversão era me sentar no sofá bordô que ocupava a sala e aguardar que minha avó começasse seu espetáculo. Com o peito estufado, ela inclinava o corpo na minha direção, fazia uma pausa dramática, para então me contar, aos sussurros, suas histórias mais assustadoras. Eu morria de medo, fascinada.

A paixão pelos livros veio logo depois, assim que eu descobri eles me permitiam conhecer quantas histórias eu fosse capaz de ler. E foi a leitura que fez despertar em mim o gosto pelas pesquisas. Quantas vezes, depois de ler os romances de Dan Brown, não fui correndo para o computador pesquisar sobre os Illuminati ou a Opus Dei?!

Quando a necessidade de escrever minhas próprias histórias bateu à porta, as pesquisas já faziam parte da minha rotina.

Foi apenas durante a escrita do meu segundo romance, no entanto, que comecei a dividir no Instagram tudo o que eu descobria. E gostei demais de fazer isso!

Assim, quando o Gárgula me ofereceu um espaço para trabalhar com meus dois amores, a literatura e a pesquisa, aqui no Canto do Gárgula, foi a realização de um sonho!

O Canto da Página nasceu com a proposta de conversar sobre gêneros literários e todas as vertentes que esse universo aborda. Explorando suas características, construções e seus efeitos. Porque entender os bastidores é tão divertido e excitante quanto consumir ou produzir as obras que tanto amamos!

Sucesso sempre, uma postagem por vez!

Certamente, abrir este espaço representa um acerto em nossa missão de fomento de literatura. Nosso trabalho agora se expande, trazendo pequenas reflexões sobre a própria literatura, focadas em vários temas correlatos, mas sempre com aquele pé no horror e no gótico. Afinal, nós quase não gostamos destas searas, não é mesmo?

O nome da coluna inclusive remete diretamente aquele espaço do livro onde acabamos anotando aquela reflexão da leitura – um espaço exclusivo do leitor. Nossa ideia é que aqui estejam muitas boas sacadas, para aqueles que buscam algo a mais!

Desejamos de todo coração o mais absoluto sucesso à Bel Quintilio, nossa nova colunista, e seu Canto da Página. Sua presença e talento aqui no blog nos honram demais e em nome de toda a equipe, seja muitíssimo bem vinda!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: