O Mágico de Oz, de L Frank Baum

Fábula Dark

O mágico de Oz, de L Frank Baum, foi publicado pela DarkSide Books em 2020 no selo Fábulas Dark, trazendo histórias surpreendentes que atravessaram gerações e se expandiram do mundo das palavras para todos os formatos e manifestações artísticas. Edições únicas e de puro encantamento. 

O mágico de Oz - L. Frank Baum - DarkSide Books - Canto Delas - Déborah Araújo
O mágico de Oz, de L Frank Baum

Esta edição é ilustrada por William Wallace Denslow que ficou famoso por ilustrar as primeiras edições dos livros de Baum sobre a Terra de Oz. A tradução ficou a cargo de Marcia Heloisa. Ela também assina a introdução enriquecedora do livro, pela qual descobrimos várias coisas sobre o autor, sua vida e suas obras.

Dorothy e sua aventura

Dorothy Gale é uma menina que vive no Kansas com seus tios. Sua vida é cinza como tudo ao seu redor, mas Totó, seu cachorro de pelo preto, é a única salvação para que ela não se torne cinza também.

Logo após um ciclone, Dorothy é levada, junto com Totó, para a Terra de Oz. Lá ela se depara com pessoas coloridas, bruxas e outros seres fantásticos. A menina descobre que para voltar para casa só conseguirá com a ajuda de Oz, o mágico sábio e poderoso. Por este motivo ela começa uma longa caminhada até chegar a Cidade de Esmeralda.

No caminho ela encontra um Espantalho, um Homem de Lata e um Leão que também possuem pedidos ao mágico. Eles querem, respectivamente, um cérebro, um coração e coragem. Sendo assim os quatro partem em uma jornada cheia de perigos e desafios.

O mágico de Oz - L. Frank Baum - DarkSide Books - Canto Delas - Déborah Araújo

Considerações finais

O Mágico de Oz se trata do primeiro e maior conto de fadas norte-americano. Muitos críticos literários consideram Dorothy a primeira feminista da ficção infantil. No entanto, a sensação que mais temos presente no livro, sem dúvida, é o nacionalismo de Dorothy. Apesar de viver em uma terra cinza e sem muitas alegrias ela não desiste de voltar para o seu lar a todo e qualquer custo.

L. Frank Baum - Escritor
L. Frank Baum

Por fim, o livro não é um simples conto de fadas. Se refletirmos na história de como o Homem de Lata se tornou o que é, percebemos como as histórias infantis eram narradas para as crianças de maneira mais dura. Afinal, para quem não sabe, a origem dos contos de fadas vêm de histórias sangrentas, detalhes assustadores, ações sórdidas e abusos. Tudo isso porque vinham da tradição oral, com o intuito de entreter, principalmente, adultos. Só há pouco tempo receberam uma roupagem adequada para o público infantil. Este e outros pequenos detalhes também acabam dando um tom dark à história, mas isso trataremos em outra postagem.

Não podemos nos esquecer das belas imagens que compõem o livro dando ainda mais asas ainda a imaginação. Parabéns à Darkside Books pelo capricho.

Boa leitura!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da DarkSide Books?
Clique aqui para ver outros títulos da editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Um comentário em “O Mágico de Oz, de L Frank Baum

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Canto do Gárgula

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading