Crimes Impossíveis, coletânea organizada por Braulio Tavares

Braulio Tavares abre sua biblioteca 

A coletânea Crimes Impossíveis, organizada por Braulio Tavares, reúne dez contos de crime de quarto fechado. A obra é a primeira edição da coleção Biblioteca Pessoal de Braulio Tavares, publicação da Editora Bandeirola

Crimes Impossíveis - Braulio Tavares - Editora Bandeirola
Crimes Impossíveis – Braulio Tavares – Editora Bandeirola

O próprio organizador fez a tradução dos contos, bem como escreveu o prefácio do livro. Por sinal, este prefácio se torna fundamental ao leitor, que entende toda a lógica deste subgênero policial. O texto acaba dessa maneira um ensaio de excelência que descortina toda a criação deste tipo de conto. Por isso, sua leitura é fundamental. 

A estrutura da obra

Imagino a dificuldade que foi reunir dez conto dentre inúmeros outros. Braulio comentou sobre isso na entrevista que tive o enorme prazer de fazer com ele, lá no Bate-Papo do Canto (clique aqui ou veja abaixo). 

As escolhas de Braulio inegavelmente foram incríveis e reúne grandes nomes da literatura mundial, como por exemplo Edgar Wallace, R. Austin Freeman, L. Frank Baum, Melville Davisson Post, Maurice LeBlanc, Jacques Futrelle, Arthur Conan Doyle, Sheridan Le Fanu, Edgar Allan Poe e G. K. Chesterton

Esse livro resume não apenas uma deliciosa leitura, como também uma importante apresentação de autores. Ficam as indicações pessoais do organizador para futuras pesquisas do leitor. Adentrar pela biblioteca de Braulio Tavares é certamente ampliar seus horizontes literários. 

Os crimes de “quarto fechado”

A proposta do conto de “quarto fechado” é cativante demais. Como chegar na resposta do “como acontece” exerce um fascínio que aguça nossa curiosidade. 

Além dos contos em si, somos apresentados a detetives e personagens clássicos da literatura policial: Arsene Lupin, Tio Abner, Sherlock Holmes e Padre Brown, todos se apresentam com mentes inegavelmente afiadas. 

Dos dez contos, os que mais gostei foram A adaga de alumínio, A morte na praia, O problema da cela 13 (provavelmente um dos melhores do livro, se não o melhor), A aventura da faixa malhada e Uma passagem na história secreta de uma condessa na Irlanda.

Considerações finais 

Em resumo, Crimes Impossíveis é uma coletânea obrigatória para o leitor que gosta do desafio mental. As propostas em cada enredo são deliciosas e deixam a cada final um gosto de quero mais. 

Braulio Tavares - Escritor
Braulio Tavares e sua biblioteca

Imagino como será o próximo volume visto que a biblioteca de Braulio Tavares é vasta e seu repertório pessoal assombroso. Um homem que não se resume facilmente e que devemos ouvir, acompanhar e certamente seguir. Guardo com carinho a honra de ter entrevistado ele, pois não só foi uma conversa excelente, assim como uma aula em todos os sentidos. 

Crimes Impossíveis é certamente um presente para o leitor brasileiro. Compre o seu o quanto antes! 

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da Editora Bandeirola?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

2 comentários em “Crimes Impossíveis, coletânea organizada por Braulio Tavares

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: