Varney, o Vampiro

Quem gosta de literatura gótica, ama a Editora Clepsidra 

Varney, o Vampiro é mais um livro incrível que a Editora Clepsidra lança, em seu trabalho incansável de resgate da literatura gótica. Um penny dreadful gigante, sendo este o primeiro volume de quatro, que podemos ter o prazer de ler em português. 

Varney o Vampiro - James Malcolm Rymer - Editora Clepsidra
Varney, o Vampiro

O título completo é Varney, o Vampiro ou O Banquete de Sangue, de autoria creditada a James Malcolm Rymer. Esta autoria em si é bastante nebulosa, conforme explicou Cid Vale em alguns vídeos e lives. Vários autores contribuíram com os capítulos devido a velocidade da publicação. Uma novela gótica da melhor qualidade, sem dúvida nenhuma.

Assinam a tradução Alcebiades Diniz Miguel, Carlos Primati, Marina Sena e Thassio Rodriguez Capranera. Um time de primeira grandeza que deixou o texto delicioso de se ler. A fluidez da obra o leitor sentirá na leitura, não encontrando um texto antigo moroso, mas sim uma peça que exemplifica a técnica de tradução primorosa. 

Detalhes da obra

Alcebiades também assina a Introdução intitulada Divertimentos Soturnos e Mistérios Seriados, uma leitura incrível. Além disso, temos também o breve prefácio de James Malcolm Rymer

Pelo livro temos inúmeras ilustrações originais do penny dreadful, publicado originalmente em Londres, entre 1845 e 1847. Ao final, encontramos o apêndice Sobre Vampiros e o Vampirismo, datado de 1820.

Quem é Varney afinal? 

Uma pergunta complexa para responder, tenham certeza. Ele surge na história de uma maneira um tanto quanto peculiar, após um funesto acontecimento com a jovem Flora Bannerworth, atacada por um vampiro enquanto dormia. 

Ela acorda no meio do ataque, apesar de estar tonta, e vê seu atacante. Entretanto, sua mente não lhe permite afirmar se é verdade ou não o que lhe aconteceu, enquanto sua saúde declina a passos largos. A família e amigos próximos, alarmados, se veem diante do sobrenatural sem saber o que fazer. Será tudo uma ilusão? 

Em meio ao caos que a família Bannerworth vive, aparece Sir Francis Varney, um homem enorme, enigmático e que guarda uma semelhança inquietante com a pintura de um antepassado da família, que fica pendurada no quarto de Flora.

Os personagens que permeiam a história possuem uma criação muito bem feita. Alguns poucos não fazem (neste volume, pelo menos) a menor diferença, como a mãe de Flora. Entretanto, os demais são inegavelmente importantes e presentes. Vale nota ao Almirante e seu imediato Jack, que dão um show cômico à parte. Você realmente vai rir muito com eles!

Considerações finais 

Ademais, pelo que já foi ventilado, a continuação da história sai em 2022. Terminamos este volume entretanto, bastante desconfiados dos rumos que o enredo vai tomar. Uma leitura coletiva aconteceu e as mais variadas hipóteses e teorias surgiram. Como vocês podem perceber, é um livro que inegavelmente dá o que falar.

Continuará Varney, o Vampiro criando suas insidiosas artimanhas para enredar mais e mais aquelas pessoas? Qual seu verdadeiro intuito? Que mais partes do seu passado virão à tona?

Você só vai saber lendo! 

Quer comprar outros títulos da Sebo Clepsidra?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

2 comentários em “Varney, o Vampiro

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: