O início da série
O livro O Lago Negro, de Juliana Daglio, foi publicado pela primeira vez em 2015. Agora, em 2021, a obra, que é uma publicação independente, foi reimpressa por meio de financiamento coletivo pelo Catarse.

A capa e a diagramação foram feita pela Marina Ávila. A edição ficou a cargo da Increasy Consultoria Literária e a revisão é de Graziela Reis. O livro é o primeiro da trilogia que ainda contará com Submersão, Profundezas Sombrias e O Emergir da Escuridão.
A obra é composta por um prólogo e segue por três partes, intituladas: Loucura e Sanidade; Respostas e Escuridão e O Lago Negro.
Loucura e Sanidade
Primeiramente somos apresentados a Verônica que junto com o namorado, Enzo, se mudam para Lagoana, uma cidade que praticamente não havia luz solar. O fato chamou muito a atenção de Verônica por não imaginar que existia no Brasil uma cidade enevoada, úmida e deserta, típico cenário de filme de terror antigo.
A mudança do casal se deu pelo fato da faculdade da cidade ter a grade curricular que ela sonhava na carreira de Jornalismo. Outro detalhe importante é que o corpo docente conta com o ilustre professor Carlos Velásquez, que fez parte da vida do pai de Verônica.
A ideia dela era simples. Viver no campus universitário, no mesmo apartamento que o namorado, cursando Jornalismo enquanto ele cursaria Letras. Assim ela poderia escrever seu livro e quem sabe ainda ter a orientação do famoso professor.
Respostas e Escuridão
As reviravoltas na vida de Verônica começam quando ela decide ir para o centro de Lagoana, para escrever seu livro. Apesar de não ser bem vista pelos habitantes, que não gostam de forasteiros, ela segue seu intuito.
Pelos arredores da cidade, no alto de um morro, se depara com uma bela casa e um lago negro assim como os da história que está escrevendo. Neste local ela conhece os Caprini, um casal que a convida para ser babá de sua filha Lizandra, que nunca chora. Ela acaba aceitando a oferta de emprego ainda que considere que tudo aconteceu muito rápido e de forma estranha.
Entretanto, o que poderia ser uma feliz coincidência, se torna um grande problema. A cada dia sua vida pessoal anda mais caótica, atormentada pelos fantasmas de seu passado. Some a isso a estranha similaridade da história que está escrevendo com os fatos que estão acontecendo na sua vida, envolvendo tanto os Caprini, como outras pessoas que surgem em sua vida.
O Lago Negro
A história mostra que Liam Velásquez, filho do ilustre professor, passa a ser uma das peças fundamentais para Verônica entender o que está acontecendo. Talvez o que esteja vivendo vá muito além da linha da sanidade, a qual ela julga ser o precedente de toda a história.
No final das contas será que tudo é uma brincadeira da mente de Verônica? Qual o papel dos Caprini na vida dela? Qual a ligação do pai dela com Lagoana? Estas são algumas das perguntas que ficam no ar. Por ser o início de uma série não possuímos todas as respostas, mas já temos um bom panorama do que podemos esperar da história e dos personagens.
Considerações finais
Sendo assim, o livro é uma boa pedida para quem gosta de fantasia. Ganha ainda mais valor por ser literatura nacional, o que é sempre bom consumirmos!

Em alguns momentos nos sentimos na pele de Verônica. Temos quase certeza que há algo a mais do que a estranheza dos Caprini por trás de toda essa história e que o livro dela está longe de ser um simples livro…
Resta-nos esperar os próximos livros para saber que rumo a história tomará.
Boa leitura!
Agora adquira o seu!
Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!
Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!
Já conhecia o trabalho da Ju Daglio, através do Lacrymosa, e gostei demais do seu ponto de vista!!!
Virá mais coisa dela por aí!
Obrigada! Estou ansiosa para ler mais coisas dela. Virá mais em breve…