Uma leitura que devia à mim mesmo
O livro Maldito Sertão, de Márcio Benjamin, reverberava em minha fila de leituras, como um chamado sobrenatural. Já conhecia a adaptação deste livro que a Editora Jovens Escribas tinha feito para quadrinhos (leia aqui nossa resenha), mas queria ler seus textos. Conhecer a prosa de Márcio Benjamin já estava em meus planos e finalmente concretizei este encontro.
Eu li a versão digital pelo Kindle Unlimited. Após terminar o livro, voltei ao quadrinho, exercício que muitas vezes faço e que ressignifica a obra de muitas formas. Ler e reler são movimentos muitas vezes necessários para uma análise melhor de ambos as midias.
Contos que te fazem perder o fôlego
Quem vê a alegria de Márcio Benjamin em suas lives certamente não imagina o quanto ele pode ser assustador e tenebroso em suas criações. Sua prosa é inegavelmente ágil e boa de ler, fazendo o livro ser verdadeiramente devorado!
Dos seus doze contos, deixo abaixo um relato breve daqueles que mexeram mais comigo. Meu conselho e convite para que leia o livro e assim fazer a sua lista também. Vamos conversar sobre ambas e ver que contos gostamos.
Casa de Fazenda
A sina de um homem pode ser muito mais terrível do que imaginamos. Mesmo após perder tudo, incluindo sua família, o velho certamente não desistiria sem lutar. Entretanto, o final não poderia ser imaginado por ele ou qualquer outro.
A sombra da cruz
A maldição do celibato leva um padre a se questionar sobre o caminho que tomou na vida. Mesmo assim, sua hipocrisia não foi forte o bastante para lhe poupar do que o aguardava em seu fim. Ademais, os céus não o receberiam mesmo!
A gruta
O destino de alguns se definem pela maldade. Este mesmo final acaba selando a história de muitos outros, que precisam arrumar alguma maneira de pelo menos retardar o inevitável! Este é para ler sentado em volta da fogueira, de noite.
Uma casa de muro branco
Talvez um dos melhores contos do livro. Uma narrativa impressionante pela facilidade com que leva o leitor. O suspense de suas poucas palavras pesam em contraste com o final macabro. Mas o que poderia a pobre moça fazer, senão cuidar daquele jovem menino.
A porca
Uma terra amaldiçoada pode ser a pior coisa na vida de um casal de lavradores. Pior ainda quando a maldição o persegue dia após dia. Isolados pela ignorância e pela crendice, só restaram os dois, juntos até o final. Que conto!
BR101
A solidão tem muitos lados. Para uns é uma benção, para outros, uma maldição. Existem aqueles nos quais o tempo já pesa demais, sustentando culpas e lembranças, que exercem um peso extra. Quem sabe o que um velho motorista de caminhão passa sozinho na estrada? Você precisa ler para entender.
Considerações finais
Márcio Benjamin te leva com a sutileza de um mestre por linhas fáceis, de um português regional, bom de ouvir. Suas ideias estão entremeadas nesta prosa boa, com som de causo, que é sempre boa de apreciarmos.

Um autor que fico feliz de trazer para cá. Ler este livro é como um convite daquele tio velho ou daquela avó distante, que te chama para um café e bolo, enquanto conta histórias que te fazem pensar.
Já leu este livro? Me conta aí…
Agora adquira o seu!
Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!
Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!
Deixe uma resposta