Serial Killers: A Anatomia do Mal foi lançado da editora Darkside Books em 2013 no Brasil. A edição de capa dura contém 473 páginas e pertence ao selo Crime Scene da casa. Este selo se concentra na publicação de true crimes (crimes reais) e dessa maneira podemos encontrar entre seus títulos, livros totalmente dedicados a explorar um caso especifico, múltiplos casos e ainda aqueles que se dedicam a parte “técnica”. Este último, é o caso da resenha de hoje, Serial Killers: A Anatomia do Mal. Aqui, serão tratados diversos tópicos, o que o torna um livro precioso para conhecer mais a fundo o tema.
Inegavelmente, vale a indicação para os leitores de true crime, em especial aos que dedicam parte de sua leitura a assassino seriais. Afinal o material levantado e explorado nesta obra vai de encontro direto a estes casos. Depois desta leitura, você será capaz de identificar os elementos presentes no comportamento, psiquismo, na repercussão da mídia e sociedade dos serial killers.
Sobre o autor e sua obra
O livro foi escrito em 2003, por Harold Schechter. Autor consagrado de true crimes, especializado em escrever sobre serial killers. Mesmo com diversos títulos no mercado norte americanos, aqui conta com apenas duas publicações traduzidas. Ambas publicadas pela Darkside Books, sendo seu primeiro título lançado somente em 2013 e conta com a tradução de Lucas Magdiez.

Esta diferença de dez anos entre sua publicação nos Estados Unidos e no Brasil, encontra explicação na procura cada vez maior do publico nacional pelo tema. Logo após, em seu segundo livro conta o caso de H. H. Homes (leia a resenha aqui em breve), serial killer norte americano pouco conhecido pelo publico brasileiro. No entanto contava com pouca produção nacional e deficiência em traduções, o que está mudando por ser um eixo editorial crescente e cada vez mais procurado entre leitores que desejam entender e obter maiores informações sobre o tema.
O livro
Antes de mais nada, o calhamaço conta com quase 500 páginas de informações. De modo amplo trata quase todos os elementos a cerca dos assassinos em serie de forma global. Entretanto, não se intimide com o tamanho da obra! Sua organização certamente faz com a leitura seja fluida além de facilitar consultas futuras. O livro está dividido em nove capítulos temáticos de forma ampla, assim como em seções especificas menores.
Contando com 34 estudos de caso, estes auxiliam o entendimento dos assuntos retratados em cada capitulo. Os estudos ora são de casos notórios, ora de casos desconhecidos ou pouco divulgados. O mais importante, estes não se fixam somente em serial killers americanos, demonstrando a ocorrência deste fenômeno em diversas culturas e também em séculos diferentes.
Outro ponto que merece destaque é a escrita do autor, que foge do tecnicismo e jargões engessados, sem prejudicar o conteúdo denso. Claramente é um produto de uma extensa e bem sucedida pesquisa. Da mesma forma, é preciso mencionar parte do material do livro, que são quase bônus. Só para exemplificar, são trechos de escritos, entrevistas e um capitulo na parte final dedicado a 10 casos com grande destaque na mídia americana.

Em conclusão, vale comentar o projeto gráfico. Dizer algo menos que impecável, seria injustiça com essa edição. Ilustrado ricamente com fotos, desenhos e citações em destaque torna a leitura um prazer visual.
Considerações finais
Sem dúvida alguma, Serial Killers: A Anatomia do Mal é uma obra indispensável para quem gosta, estuda ou deseja se aprofundar no assunto. Você encontra reunido em um só livro os principais aspectos sobre o comportamento, psiquismo e outros assuntos, além de ter acesso a casos pouco conhecidos. Depois disso, você conseguira, facilmente voltar há algum tópico ou trecho para consulta futura devida a organização gráfica do livro. Além disso considero que o livro possui uma dupla função: não só é uma boa “porta de entrada” para os curiosos acerca deste tipo de crime, bem como uma excelente opção para quem deseja aprofundar seus conhecimentos.
No final de cada capitulo há uma lista de obras sobre o assunto tratado. E ainda, o próprio corpo do texto fornece nome de pesquisadores e os títulos de suas pesquisas e artigos. A proposta do autor é dar um panorama acerca dos principais aspectos em torno do tema. Porém caso você desenvolva um interesse e queira se informar mais profundamente em um item especifico e só seguir sua indicação.
Em suma, gostaria de lembrar que as teorias sobre assassinos em series, são multifatoriais e por vezes conflitantes entre pesquisadores. Dessa forma, qualquer leitura acerca do tema deve ser feita de modo critico e reflexivo.
Agora adquira o seu!
Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!
Quer comprar outros títulos da DarkSide Books?
Clique aqui para ver outros títulos da editora!
Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!
Deixe uma resposta