Lauren, de Irka Barrios

Uma leitura bem diferente

Recebemos da escritora Irka Barrios seu livro Lauren. Sua leitura mexeu com alguns pontos que acabei me identificando, principalmente com a personagem. Sua leitura é fácil, apesar do contexto denso e difícil que ela vem mostrar.

Lauren - Irka Barrios - Editora Caos e Letras
Lauren – Irka Barrios – Editora Caos e Letras

Publicação da Editora Caos & Letras do ano de 2019, a obra possui uma apresentação de Luiz Antonio de Assis Brasil. É importante frisar que o livro foi finalista do Prêmio Jabuti de 2020.

Um livro que desnuda uma realidade dura

De várias formas a leitura se mostrou bastante diferente das que normalmente fazemos aqui no blog. Apesar de conter vários elementos fantásticos, o livro é um drama vivido por Lauren, a protagonista. A jovem menina sofre muito bullying por ser gorda, além de não se encaixar nem mesmo em seu núcleo familiar.

Os problemas da jovem se intensificam, ao mesmo tempo em que ela começa a ver coisas sinistras e sofre apagões, acordando muito tempo depois. Repleto de camadas, o livro trata não apenas dos males do bullying, mas também da segregação social por qualquer contexto. A autora portanto consegue abordar a situação de exclusão ou não pertencimento em uma sociedade. Os que não se adequam, sofrem muito ou são aniquilados e este fato não é isolado, não se enganem.

Não existe uma saída fácil e acho que ao final, percebemos exatamente isso. A autora nos entrega uma história que vemos todos os dias pelo país e certamente pelo mundo. Quantas Laurens são sempre esmagadas todos os dias.

Considerações finais

Apesar de longo, a segunda metade se desenrola bem mais rápido do que a primeira. Me lembrou por alguns momentos do livro O mal nosso de cada dia, de Donald Ray Pollock (leia nossa resenha aqui), sem a descida pesada que o livro de Pollock faz na vida daquelas pessoas, ainda que o sofrimento de Lauren não seja pequeno. Mesmo assim, este livro não é uma leitura qualquer, guardando em si importantes lições.

Irka Barrios - Escritora
Irka Barrios – Escritora

Um drama atual e, talvez possa dizer, eterno dado alguns pontos que trata. O que fazer quando você não se encaixa por nada no lugar onde vive? Uma resposta muito difícil de ser dada sem que traga em si consequências das mais diversas, e ainda assim muito necessária. Fica a dica desta leitura singular.

Conhecia esta obra? Me conta aí.

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: