A Curva do Sonho, de Ursula K Le Guin

Ler Ursula K. Le Guin tem sido muito bom

Alguns livros, assim como alguns autores têm o poder de ir lhe conquistando. Isto se deu comigo com A Curva do Sonho, de Ursula K Le Guin. O livro começa bastante monótono e dura assim pelo primeiro quarto, mas então inicia uma grande mudança e se torna incrível.

A Curva do Sonho - Ursula K Le Guin - Editora Morro Branco
A Curva do Sonho, de Ursula K Le Guin

Publicado no Brasil pela Editora Morro Branco, a obra foi traduzida por Heci Regina Candiani

O sonho pode mudar tudo

Imagine que você pode mudar a realidade durante seu sono, enquanto sonha. Este é o estranho poder (podemos chamar de habilidade) de George Orr, que por mais que aparentemente seja incrível, na verdade se mostra mais como uma maldição, pois Orr se lembra de tudo que existia antes. 

Cansado de suas consequências pós sonho, ele acaba no consultório psiquiátrico do Dr. William Haber, depois de uma tentativa frustrada de evitar sonhar. Entretanto, imaginando que será tratado como mais um problemático, tudo muda quando o Dr. Haber percebe que a habilidade de seu paciente é real. 

Neste ponto a premissa se torna incrível. Podemos inclusive dizer que se torna em parte tensa e assustadora, visto que Haber começa a usar ou induzir Orr a sonhar o que ele acha digno. Esta situação levanta outra questão importantíssima: os fins justificam os meios? 

A autora cria um mundo que se altera capítulo após capítulo em uma angustiante busca pelo simples entender daquela bizarra situação. Qual direito ele tem em alterar a realidade de todos? Quem ele é afinal? Por que só ele possui este estranho dom? Essas são algumas das muitas perguntas que vão se entremear em importantes reflexões durante o livro. 

Considerações finais 

A obra ganhou o prêmio Locus de 1972 e seu mérito é justificado. Le Guin joga ao leitor pontos de vista de ângulos opostos, que a ajuda a embasar seu enredo. Um livro que fala de limites e anseios. A liberdade está ali também como objeto de desejo e cerceamento. Não posso esquecer de mencionar o poder, esta sensação entorpecente é viciante para alguns. Inúmeras camadas dentro de um enredo que nos faz refletir muito sobre a época que vivemos. 

Ursula Le Guin - Escritora
Ursula Le Guin

A ficção científica é um gênero por demais poderoso, sem dúvida alguma. Nas mãos de uma mente como Ursula K. Le Guin, ele se torna um aniquilador da mediocridade humana. Precisamos ler mais esta autora. 

Conhecia este livro? Me conta aí. 

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: