Representações Culturais e Pedagógicas dos Monstros do Universo de HP Lovecraft, de Duda Falcão

Da ficção a academia 

Depois de me aventurar pela ficção, descobri um novo ramo de leitura que me agrada demais, como a que fiz estes dias do livro Representações Culturais e Pedagógicas dos Monstros do Universo de HP Lovecraft, de Duda Falcão, que são as leituras acadêmicas. Inegavelmente é uma classe de livros que me agrada demais.

Representações Culturais e Pedagógicas dos Monstros do Universo de HP Lovecraft - Duda Falcão - Diário Macabro
Representações Culturais e Pedagógicas dos Monstros do Universo de HP Lovecraft – Duda Falcão – Diário Macabro

Publicação da Editora Diário Macabro, obras assim ampliam nossos horizontes críticos e nos permitem olhar a ficção e seus autores com outros olhares. Ademais, já tivemos algumas excelentes obras acadêmicas resenhadas aqui no blog e indico demais a leitura delas. 

O monstro é o Outro

A tese de doutorado de Duda Falcão foi a semente que propiciou o surgimento do livro Representações Culturais e Pedagógicas dos Monstros do Universo de HP Lovecraft. Eu só fico cada vez mais feliz que obras deste porte ganhem o mercado. Que tenhamos muitas ainda.

H.P. Lovecraft - Escritor - Canto do Gárgula
H.P. Lovecraft

Neste livro, o autor faz a análise de como H. P. Lovecraft concretizava seus medos no Outro, sendo este uma miríade de elementos, todos não anglo-saxões. Para tal, ele nos leva por análises cheia de lentes e visões. Primeiro temos a abordagem pedagógica das criações de Lovecraft onde entendemos como sua influência se estabelece não definição de uma mensagem cheia de camadas. 

Ao final, somos convidados a ver o poder do universo ficcional lovecraftiano, que ganhou não apenas espaço na literatura, assim como em outras mídias como cinema, música, jogos, quadrinhos e muitas outras. Duda faz uma análise didática e muito interessante do poder transmidiático da obra de Lovecraft

Considerações finais 

Em conclusão, não deixa de ser curioso imaginar que H.P. Lovecraft criou todo um universo que hoje rende bilhões de dólares, sendo que ele mesmo morreu na miséria. Por isso, este pensamento me leva a olhar a obra de Duda Falcão com outros olhos. Um livro que permite entender tanto seu criador, assim como o mercado, em sua busca por franquias e universos que tenham potencial lucrativo como os Mitos de Cthulhu, além da maneira como trabalham esses produtos.

Com um texto de fácil leitura, Duda convida à reflexão sobre nosso modelo atual de consumo, além do valor intrínseco e transmidiático de algumas criações. Inegavelmente é um aliado do escritor que quer pensar sua carreira para além das páginas e a longo prazo.

Duda Falcão - Escritor e Pesquisador
Duda Falcão: Escritor e Pesquisador

Certamente estou impressionado com a riqueza da análise feita por Duda Falcão. Sua opção por destrinchar o escritor, aliada ao olhar mercadológico, traz ao leitor e fã um olhar único e muito importante. Um livro que agradará aos interessados ou curiosos da obra de H.P. Lovecraft mas que também vai agradar quem busca entender o poder de franquias no mundo atual. 

Leia sempre obras acadêmicas, pois elas são valiosas demais como podem ter notado a miríade de pontos de vista.

Conhecia este livro? Me diga aí nos comentários… 

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Canto do Gárgula

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading