Carniça, de Paula Febbe

Um bom livro para terminar um ano

Escolhi Carniça, escrito por Paula Febbe, para ser minha última leitura de 2021. Estava curioso com a história, pois venho colocando mais textos da autora dentre minhas leituras. Confesso que me tornei fã da forma como ela escreve, após ler o artigo Nosso Querido Grotesco, que ela fez para a Revista Ledos Medos 5.

Carniça - Paula Febbe - Editora Draco
Carniça, de Paula Febbe

O livro de Paula Febbe debuta a Coleção Dragão Negro, da Editora Draco. Esta série aparecerá em algumas resenhas aqui no blog, futuramente, então aguardem. Ao final do livro, temos um posfácio de Cid Vale Ferreira, que faz uma análise incrível da história da obra.

Quando o último livro da coleção for lançado, as obras estarão disponíveis para aquisição no site da Editora Draco. Fiquem de olho!

Uma reflexão que vem das lembranças

O livro inicia com um fantasma que se percebe morto, porém estagnado em uma cidade onde as pessoas não morrem. Deste estranho lugar onde um morto se vê ao lado de ditos “imortais”, o personagem começa a se lembrar de sua própria morte e aos poucos, de sua vida, até então, esquecida por ele.

A incrível beleza do texto me tocou bastante. Seja tanto pela forma como somos levados pela reflexão do tempo que temos ou pela alegoria do morto que analisa a vida que viveu. Na culpa que reside eternamente em seu peito, mesmo que nem sempre lembrada, mas sempre sentida. A sensação real de estar em um purgatório, expiando pecados e observando que sim, sempre existiram muitos caminhos e que somos responsáveis pelas nossas escolhas. As escolhas são renúncias – um ditado que sempre volta na minha própria vida.

Enquanto lia o texto de Paula Febbe, não pude deixar de me lembrar de uma leitura que fiz ainda em 2021 e que mexeu bastante comigo. A história dela me fez sentir emoções similares às que tive ao ler Pedro Páramo, de Juan Rulfo (leia nossa resenha aqui). Em ambas as obras, senti com muita intensidade mensagens que evocavam o passado e o que poderia ter sido a vida. Se pensarmos que fiz a leitura de Carniça nos últimos dias do ano, uma época onde normalmente refletimos muito sobre a vida, ela catalisa e amplifica ainda mais essa queda livre em si mesmo.

Considerações finais

Por isso, meu conselho ao leitor será sempre para que se jogue na história e confie no autor. Em Carniça, Febbe não apenas te mostra o caminho até o precipício, mas também te empurra e acena para sua queda. Todo o impacto mental dessa queda no escuro dentro de sua própria vida fica para você. Uma descida que se revela como uma experiência única, corajosa em se atrever a olhar tudo o que viveu e ainda sentir o gosto singular da carniça que foram as suas próprias experiências.

Paula Febbe - Escritora
Paula Febbe

Meu velho pai dizia para mim que todos teríamos de nos sentar, algum dia de nossas vidas, em um banquete de consequências. O gosto deste banquete vai depender de nós mesmos e é incrível ler um livro onde percebo isso com tamanha maestria e fábula. Obrigado à Paula Febbe pela oportunidade única desta leitura.

Entrevista com a autora no Cobertura Nerd

Vale lembrar que tive a oportunidade de entrevistar ela, junto aos autores Oscar Nestarez e Márcio Benjamin, no Cobertura Nerd, em um encontro certamente muito legal. Indico assistirem o vídeo desta entrevista (cliquem aqui e confira ou veja o vídeo abaixo). Foi uma honra poder conversar com pessoas de mentes tão afiadas.

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Um comentário em “Carniça, de Paula Febbe

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Canto do Gárgula

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading