Para escapar da realidade, leia Hedjan
O autor Hedjan C S me mandou seu livro Crianças nas Sombras, ainda em 2021. Depois do final do ano completamente surreal que tive de trabalho, esta leitura eu fiz em uma única sentada. Estava com saudade de ler a prosa ágil, gostosa e bem amarrada de Hedjan. Sigam meu conselho e acompanhem o trabalho deste cara pois é incrível demais!
Publicado pela Kitembo Edições Literárias do Futuro, traz ilustrações de Amora Moreira em um suspense com jeitão de história policial da década de 80 da melhor qualidade.
Uma quebrada carioca
Se existe um autor que possui o dom de descrever o Rio de Janeiro, este autor é Hedjan C.S. Mas ele não fala do Rio das novelas da Globo. O autor leva o leitor para a periferia da Cidade Maravilhosa, onde ela certamente não é tão deslumbrante e linda, mas é rica de histórias e material humano. Falar de pessoas é outro predicado do autor. Seus personagens são pessoas que você esbarra na portaria do prédio, no transporte público ou na rua.
Na história, a jovem Dandara, protagonista do livro, é um exemplo perfeito do que estou falando. Uma heroína improvável da Zona Norte carioca que assume para si a tarefa de localizar um garoto rico que se perdeu dentro de um conjunto habitacional.
Onde ela se embrenha corajosamente para procurar pelo jovem, a polícia não chega fácil. Entretanto Dandara acaba arrastando a amiga Moara para uma grande roubada que elas sequer imaginam estar entrando.
Considerações finais
Delicioso ler um livro que a cada cena você imagina uma minissérie sendo filmada. Hedjan vai além e ergue um prédio sinistro: o conjunto habitacional Lassance.
Ler Crianças nas Sombras é um divertimento à parte. Me vi transportado para os filmes policiais da década de 80 em muitas das cenas. Isso tudo misturado a uma narrativa precisa de um Rio de Janeiro que encontra-se esquecido dos governantes.
Você já conhecia este livro? Pois vale muito se embrenhar pelos subúrbios literários de Hedjan C.S.
Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!
Deixe uma resposta