Leopardo negro, Lobo vermelho, de Marlon James

Alta fantasia

Leopardo negro, lobo vermelho é o primeiro livro de uma trilogia de alta fantasia escrita por Marlon James que foi publicada em 2021, pela Editora Intrínseca.

Leopardo negro, lobo vermelho - Marlon James - Editora Intrínseca
Leopardo negro, lobo vermelho, de Marlon James

A tradução para o Brasil ficou a cargo de André Czarnobai e a revisão foi de Wendell Setubal e Fernanda Machtyngier. O livro traz elementos da mitologia africana em uma densa narrativa fantástica não linear.

Um pouco da história…

Em primeiro lugar, temos o Rastreador que é o narrador e o personagem principal. Há muito tempo atrás, ele abriu mão de seu nome e desde então é conhecido apenas por esta alcunha. Entretanto, o nome não é em vão, o homem possui uma habilidade de encontrar qualquer coisa que desapareceu graças ao seu faro aguçado. Nunca houve algo ou alguém tido como perdido ou desaparecido que ele não encontrou.

Outra característica forte dele é o fato de sempre trabalhar sozinho, principalmente pelo fato de não confiar em ninguém.

Logo no início temos o Rastreador sendo capturado e interrogado por um Inquisidor Geral. No entanto ele deixa claro que é impossível encontrar o menino de que o Inquisidor faz tanta questão, por ele já estar morto. Uma informação que nos deixa surpresos para saber do que tratará o livro então, mas é aí que descobrimos que ele já “caçou” esse menino uma vez.

A mitologia

O Rastreador vai nos apresentando aos integrantes do grupo ao qual ele começou a fazer parte para ir em busca do tal menino que poderia afinal ser o herdeiro de um império. Dentre os personagens, vários seres fantásticos são apresentados como o metamorfo que ora é homem, ora é leopardo. Como resultado dessa jornada vamos para o início da vida do Rastreador, passando a entender mais sobre ele, suas crenças e suas ações.

O protagonista segue os rastros deixados pelo seu alvo, sendo assim ele passa por diversos locais antigos, atravessa vastidões selvagens, passando por diversos povos e enfrenta todo tipo de perigos: de demônios à feiticeiros, passando por bruxas e até necromantes. Uma viagem por dentro da cultura africana em sua multiplicidade.

Considerações finais

Deixo bem claro que esse livro é uma trama repleta de gatilhos, pois trata do uso excessivo de sexo, de violência e até mesmo pedofilia. Certamente para muitos deve parecer que nada acrescenta para o propósito da narrativa, porém, ao meu ver, todos esses assuntos estão inseridos de maneira a fazer com que o leitor entenda aspectos da cultura que está sendo apresentada.

Marlon James - Escritor
Marlon James – Escritor

Além disso, a maneira que o texto retrata a mulher é incomoda. Entretanto, o autor utiliza este recurso para que possamos compreender o Rastreador. Assim, percebendo como ele pensa sobre diversos tópicos, incluindo a maneira pela qual ele vê as mulheres, por causa da mãe, temos uma melhor compreensão do personagem.

Uma leitura para quem não tem medo de adentrar em novas culturas e que não se assusta com as suas 784 páginas!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da Editora Intrínseca?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: