Uma leitura que vou sentir falta
Confesso que deixei a leitura de O Castelo de Leixlip, de Charles Robert Maturin, para depois por puro sentimentalismo. Se existe uma série que vi nascer e crescer foi a do Coleção Raridades do Conto Gótico e infelizmente, por motivos econômicos de um país mal gerido, também acabei vendo ela chegar ao seu fim. Uma proposta inegavelmente fenomenal que fez centenas de leitores imaginarem o gótico.
Publicação da Editora Clepsidra, com tradução de Carlos Primati, este é o décimo oitavo número da série. Ainda teremos mais algumas resenhas depois dessa, dos números finais, mas serão leituras que vão deixar saudades.
Um lenda familiar irlandesa
Em resumo, a apresentação de Cid Vale nos mostra o cenário supersticioso no qual O Castelo de Leixlip foi escrito. Sendo este o único conto publicado de Charles Robert Maturin, seu lançamento póstumo levanta algumas questões sem resposta que adensam a névoa em volta da história.
Neste volume, a história de uma família é descrita por um narrador que se diz membro da mesma. Cada um dos personagens descritos estão ligados pelo infortúnio em suas vidas. Alguns deles tiveram fins sem respostas claras, enquanto outros encontraram a morte de maneira impensada ou mesmo inesperada.
O próprio Castelo de Leixlip é o pano de fundo de tal relato, que termina inclusive com um casamento insólito, para não dizer bizarro, da última filha do Sr. Walker, com um noivo de aparência cadavérica. Ademais, tudo aqui mistura crendice, lenda sobrenatural, rituais pagãos e a mais infame fofoca local, dando ao relato o sabor real que deve ter.
Considerações finais
Em suma, a leitura destes números finais da Coleção Raridades do Conto Gótico vai deixar muitas saudades. A curadoria feita por Cid Vale foi primorosa e trouxe para nós, brasileiros, um panorama rico da literatura gótica.
Com sorte, você ainda encontra os volumes desta série maravilhosa para vender na loja da Editora Clepsidra. Entretanto, caso os encontre, não perca tempo e faça sua aquisição imediata. Aproveite e leia aqui as resenhas que fizemos de cada um deles. Sem dúvida alguma será uma compra afortunada e você não se arrependerá!
Conhecia este livreto? Me conta aí…
Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!
Deixe uma resposta