Existem muitas formas de conhecer um autor
Cheguei no livro Enterre seus mortos, de Ana Paula Maia, após ver a série Desalma, que já resenhamos no blog (confira aqui). Busquei um dos romances da autora na internet e este livro me chamou atenção. Certamente não me arrependo da minha escolha

Publicação da Companhia das Letras, esta é a primeira obra que leio da autora. Buscar os textos e livros daqueles que você tenha gostado de algum trabalho é uma forma excelente de se descobrir um novo autor. Aposte nos nacionais sempre!
Uma dupla improvável
No livro temos dois protagonistas que não poderiam ser mais diferentes e únicos. De um lado Edgar Wilson, um homem simplório que executa com excelência suas tarefas e nada mais. Do outro lado Tomás, um ex-padre excomungado que tenta levar a vida da melhor forma que pode. Juntos, eles trabalham no setor de remoção de animais mortos.
A proximidade com a morte trabalha de forma distinta em cada um deles. Enquanto Tomás se preocupa com as almas dos desafortunados que atropelam animais e morrem nas estradas, Edgar Wilson tem como preocupação o corpo de cada cadáver animal.
Mas tudo muda quando eles se deparam com dois corpos humanos, em momentos distintos. Deste ponto em diante, a responsabilidade sobre o destino daquelas pessoas, sem que seja solicitado, recai sobre os dois.
Considerações finais
Em suma, o livro nos mostra uma realidade sofrida, ao mesmo tempo que nos convida a pensar no sentido e valor da vida. Edgar Wilson e Tomás são pessoas normais, sem maiores predicados do que suas próprias vivências. A cada novo cadáver, um novo aprendizado e uma nova reflexão.
Apesar de não ser um livro de terror, a obra é ao menos insólita. Sua narrativa lembra, de maneira muito mais branda, a do livro O mal nosso de cada dia, de Donald Ray Pollock (leia nossa resenha aqui e aqui). Certamente vale a leitura.
Conhecia este livro? Deixe nos comentários…
Agora adquira o seu!
Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!
Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!
Deixe uma resposta