Notívagas, de Juliana Cunha

Uma grata surpresa

Nada melhor do que você se deparar com um bom livro de uma escritora que inicia sua jornada. Isso aconteceu comigo na leitura de Notívagas, de Juliana Cunha, um livro que apresenta a escritora aos leitores com contos incríveis. 

Notívagas - Juliana Cunha - Editora O Grifo

Publicação da Editora O Grifo, que vem fazendo um trabalho muito interessante e que já é parceira do blog. Certamente teremos outros títulos desta editora resenhados por aqui. O livro encontra-se em financiamento coletivo no Catarse, então clique aqui e faça o seu apoio pois estes são os últimos dias de campanha!

Os contos que vão do estranho ao insólito

A obra traz quatorze contos da autora, onde você vai encontrar sempre personagens femininas fortes. Além disso, sua prosa me impressionou pela sua capacidade de trabalhar questões do cotidiano através de situações completamente inusitadas. Outro ponto positivo que percebo é a plasticidade que ela já demonstra, trabalhando vários subgêneros do horror com uma excelente desenvoltura, chegando inclusive a se arriscar por uma ficção científica elegantemente concebida e única, no conto O nascimento da bruxa.

Juliana Cunha - Escritora e Historiadora
Juliana Cunha

Conforme sempre faço, abaixo listo as histórias que mais chamaram minha atenção. Entretanto devo comentar que nenhum conto me desagradou. Isso me deixou certamente surpreso pois ela consegue manter um excelente equilíbrio em sua prosa.

A devoradora

Unindo o grotesco à mais profunda culpa, a autora nos joga de frente a uma situação insólita. Por isso este sentimento acaba devorando quem o sente. Incrível ver uma metáfora de anulação como esta. 

O nascimento da bruxa

A autora mostra seu talento nos trazendo um conto que mistura o sobrenatural com a ficção científica. A experiência de libertação experimentada por uma menina enquanto foca sua raiva contra o poder dos homens guia o enredo. Cruel, duro e porque não, sensível. Sem dúvida alguma faz paralelo com a realidade de muitas mulheres. Uma excelente reflexão. 

O presente de casamento

Um casal começa a abrir os presentes recebidos do casamento quando descobrem uma escultura de um bode, estranha, feia e aterradora. Acabam ficando com o bizarro presente e com o tempo, o marido começa a revelar a sua real personalidade. Por isso a esposa é levada ao limite entre aceitar e desconfiar dele. Um conto que mostra como a falta de diálogo pode ser terrível. Além disso, gostei bastante de como o sobrenatural envolvido nele. 

A carta do diabo

Incrível como a autora consegue usar temas importantes do cotidiano feminino e os mesclar aos mais diversos aspectos terríveis. Nesta história temos a culpa personalizada, junto da frustração da própria mentira. Um conto cruel e certamente muito duro, sobre se perceber de uma forma muito diferente da realidade que se vende por aí. Bem interessante mesmo. 

O velório da dignidade

Neste conto o ressentimento pelo fim de um relacionamento acaba movendo a antiga namorada a contar uma história bem sinistra. O mais interessante é o suspense que fica durante todo o desenrolar dos fatos, para então ser levado ao desfecho. A questão toda deixa o leitor muito perplexo. Facilmente daria um episódio de Além da Imaginação

Pérolas sob pálpebras

Um dos melhores contos do livro sem dúvida alguma. Uma fábula terrível sobre a autoestima e nossos mais fundos receios. Uma menina frágil que vem sofrendo com bullying na escola, se isola em casa. O que ela certamente não imagina é o que vai encontrar em sua própria casa. Sua descoberta se torna tanto sua salvação como sua danação. Que final! Que final! 

Górgona

Meu pensamento ao terminar de ler esta história foi apenas este: que conto excelente! Uma sina maldita se transforma em um destino abençoado, aproximando uma jovem carioca de cultos gregos esquecidos e terríveis. Um final digno de uma caminhada em direção ao divino. O melhor conto da coletânea sem dúvida alguma.

Considerações finais

Em suma, termino esta leitura feliz com a descoberta da escritora Juliana Cunha. Tivemos a oportunidade de fazer uma live, junto ao editor e escritor Daniel Gruber, onde pudemos conversar e conhecer mais ainda sobre ela, o que foi incrível. Assista abaixo a live que fizemos no Instagram.

Aposte nos livros da Editora O Grifo, assim como coloque o nome de Juliana Cunha naquela lista esperta de nomes que devem ser seguidos. São duas indicações que certamente vão te trazer excelentes experiências literárias.

Conhecia este livro? Me conte ai…

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: