O novo horror, coletânea organizada por Daniel Gruber e Irka Barrios

Um lançamento que chamou atenção 

Se tinha um livro de 2021 que me deixou curioso foi O novo horror, coletânea organizada por Daniel Gruber e Irka Barrios. Uma impressionante seleção de autores está nesta obra, pensando o horror de uma ótica atual.

O novo horror - Editora O Grifo
O novo horror – Editora O Grifo

Este coletivo de escritores busca trazer ao leitor contos estranhos e terríveis que entretêm bastante o leitor. Publicação da Editora O Grifo, que a partir de 2022 se tornou parceira do blog. 

Uma seleta coleção de textos

O livro possui assim uma enorme gama de histórias, vinte no total. Além disso, o coletivo reunido é invejável e agrupa não apenas nomes famosos do mercado literário, assim como alguns menos conhecidos.

Esta mistura certamente enriquece a proposta e eu particularmente gosto de descobrir autores novos, ou que pelo menos não estavam no meu radar. Dos contos, os que mais gostei comento um pouco abaixo. 

O filho puro, de Bruno Riberio

A genética pode ser notada em muitos fatores, mas será que até mesmo nas intenções íntimas e mais pessoais? Um conto transgressor maravilhoso e que certamente mexe com o leitor. 

A porta naval, de Daniel Galera

Um homem solitário e averso a muita conversa busca em uma estranha festa no cais alguma sensação que o tire do torpor. O que ele não imaginaria é que pelos arredores do local, sua busca chegaria ao fim. Um enredo simples, direto e com uma criação de atmosfera perfeita. Inegavelmente um dos melhores do livro.

A passagem, de Daniel Gruber 

O passado tem a capacidade de atormentar bastante a mente. Por isso, em alguns casos isso pode tomar uma dimensão enorme. Bem interessante este conto. 

Os novos residentes, por Isabor Quintiere

Os cegos mapeiam o mundo que os cerca para se localizarem e poderem viver. Agora imagine se forças inexplicáveis mudassem o mundo à volta de um morador cego. Bizarro e perturbador. 

O título é um grito, de Nikelen Witter 

Se o feminicídio já é bárbaro, a autora joga em uma seara sobrenatural dantesca e bizarra. Neste conto a vida de cada mulher cobra seu preço. Incrível como ela escreve absurdamente bem. Um dos melhores do livro, se não o melhor. 

Purificação, de Larissa Prado 

Sempre é bom ler um conto da autora, que cria uma atmosfera tensa, tangenciada pela dúvida, pelo medo e pela insanidade. Ao leitor, cabe ler roendo as unhas. Excelente história. 

A mulher da cabeça muito grande, de Oscar Nestarez 

Através de um relato infantil, somos atirados na miséria da vida de duas crianças que lutam para sobreviver. O problema é que nem toda fábula termina com boas lições ou mesmo com finais felizes. Tenso e pesado, mas certamente muito bom. 

O Motim, de Ana Lúcia Merege 

Um conto insólito que mostra as batalhas árduas de uma bibliotecária contra hordas ignorantes. Uma história que deixa o leitor pensativo e o transforma também em um torcedor. Excelente crítica social nas entrelinhas. 

A lua fará que te arrependas, de José Francisco Botelho 

Um conto muito bom, com uma pegada blackwoodiana excelente, a partir do relato de uma empreitada de um grupo de exploradores ao sul do país. Por lá, reza uma lenda de um tesouro perdido na região da Sesmaria Perdida. No grupo dois, charruas alertam sobre o perigo de adentrar demais algumas furnas. Excelente ler algo assim. 

Considerações finais

Em conclusão, não consigo deixar de pensar na maravilhosa oportunidade que temos ao ler uma coletânea assim. Esteja certo que você já tem marcado vinte encontros e, de cada um, poderá tirar algo sinistro. Seja um arrepio ou uma estranheza, um vulto nas sombras ou o sangue que teima em pingar, você tem ótimas opções de histórias. 

Sou um apoiador incondicional da literatura nacional e este livro nos dá ideia de sua variedade e qualidade. Apostem em livros como O novo horror e tenham certeza de que não irão se arrepender. 

Conhecia este? Me diz então o que achou… 

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

4 comentários em “O novo horror, coletânea organizada por Daniel Gruber e Irka Barrios

Adicione o seu

  1. Obrigada pelo post! Fico feliz que tenha gostado do meu conto. A coletânea está bem diversificada, com autores que normalmente não escrevem nesse gênero. Ficou interessante.

  2. Um projeto incrível e que com certeza marcou a literatura nacional de horror. Estar entre esses nomes foi um presente. Obrigada meu amigo! Fiquei feliz que Purificação tenha lhe conquistado (ou seria assombrado? ) Sigamos!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: