O Iluminado, de Stephen King

Devo ser um dos poucos que não viu o filme O Iluminado. Essa situação se mantém enquanto escrevo essas linhas. Tenho de admitir que não vi e nem tinha curiosidade. Com o advento do nosso blog, tudo ganhou outra dimensão. Assim, inúmeros livros foram se enfileirando, esperando serem devidamente lidos, e com eles alguns filmes.

Com O Iluminado não foi diferente. Completamente penetra na minha fila de leitura (que digamos é gigante), foi o surgimento do Dr. Sono que me fez atentar ao fato de que eu deveria ler O Iluminado.

O Iluminado - Stephen King - Editora Suma - Canto do Gargula
O Iluminado – Stephen King – Editora Suma

Acredito que para muitos o livro seja inédito, assim como foi para mim. É para vocês que escrevo essa resenha e deixo esse conselho: leiam esse livro! Independente do Dr. Sono, leiam esse livro, pois ele é muito bom! 

O ritmo é excelente e a história da família Torrance precisa ser conhecida, assim como o Hotel Overlook. Talvez mais o hotel pelo personagem ímpar que é nesse livro. 

Todos os fatos sobrenaturais que começam a acontecer com os Torrence nos colocam a par da história pregressa do hotel, a qual atravessa gerações. Overlook pode ser visto como um tributo maravilhoso ao gótico, pois mostra que desde seu nascimento traz em si o horror, fruto do gótico. No hotel tudo começa assim: devagar, crescente, ganhando força e dando medo. Simplesmente muito medo.

Ignorantes do que realmente existe ali, surgem Jack, Wendy e o pequeno Danny, uma típica família americana de classe média em dificuldades financeiras. Lutando para se manterem unidos como família apesar dos tropeços da vida, em especial do próprio Jack, o Hotel Overlook se torna sua grande aposta para uma nova época. O que eles não imaginavam é que a aposta seria alta demais. 

Um texto envolvente que amarra o leitor da primeira letra ao último ponto, O Iluminado, de Stephen King, é uma obra a ser devorada! A edição que li foi da Coleção Biblioteca Stephen King, da Editora Suma, com tradução de Betty Ramos de Albuquerque, trazendo além da história, dois apêndices – Antes do Ato e Depois do Ato, traduzidos pela amiga Regiane Winarski. Esse material extra adiciona mais informação sobre o hotel na parte Antes do Ato, assim como ao destino dos Torrance e do Sr. Halloran, na parte Depois do Ato.

O Iluminado - Stephen King - Editora Suma - Canto do Gargula
O Iluminado – Stephen King – Editora Suma

Essa edição da Editora Suma está realmente muito bonita e, além dos materiais inéditos que comentei acima, a capa é um primor, tanto no quesito beleza, como na questão de sensação ao toque, parecendo levemente emborrachada. Isso aprimora a experiência da leitura. Parabéns pelo trabalho editorial.

Repito que é um livro que DEVE ser lido. Independente se você lerá mais coisas dele, esse deve ser lido, pois é uma daquelas histórias inesquecíveis. Sem dúvida um dos melhores livros que li dele.

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros livros de Stephen King?
Clique aqui para ver seus outros títulos!

Quer comprar outros títulos da Editora Suma?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

2 comentários em “O Iluminado, de Stephen King

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: