Cabanagem, de Gian Danton

História misturada com folclore

A leitura de Cabanagem, de Gian Danton, apesar de rápida, se mostrou excelente e divertida. Vale uma nota ao prefácio muito interessante de Alcinéa Cavalcante.

Cabanagem - Gian Danton - Avec Editora
Cabanagem – Gian Danton – Avec Editora

Publicação da AVEC Editora, o livro conta de uma maneira muito interessante como foi a Cabanagem que existiu no norte, chegando até o Amapá. Este fato é certamente desconhecido por muitos, como eu inclusive. 

Uma perseguição daquelas 

O texto de Gian Danton nos leva para um Brasil Imperial muito diferente do que imaginamos. A realidade do interior do norte brasileiro, que mistura muitos elementos, inclusive místicos, se transformando por conta disso em um cenário incrível que sustenta o fato histórico. 

Temos aqui vários destinos se cruzando. O foco maior estar no duelo entre Chico Patuá, nosso herói cabano, e Dom Rodrigo, o vilão violento, cruel e sem limites. Fugindo para o Amapá, o caminho de Chico Patuá é atravessado por inúmeras situações estranhas, ainda que nos mostre como a vida da região se desenrolava. Um retrato, ainda que romantizado, de um Brasil cru e muitas vezes terrível. 

Em sua cola está o impiedoso Dom Rodrigo, um psicopata que é solto da cadeia e alistado compulsoriamente no exército com a missão de eliminar os cabanos. Nada poderia dar mais errado, porém já percebemos aqui características históricas do nosso “jeitinho brasileiro”. Um improviso perigoso e cheio de consequências mortais para aqueles que cruzam o caminho do vilão. 

Além de vários personagens interessantes, temos a presença constante de inúmeras lendas em meio ao fato histórico. Este artifício imprime uma sensação de realidade, mesmo tendo muito misticismo, ficando por isso excelente o resultado final na obra. 

Considerações finais

O livro vem com um aviso sobre temas sensíveis para leitores igualmente sensíveis. Mesmo assim, é um livro gostoso e interessante, que brinca com elementos míticos e folclóricos, criando terror e suspense. 

A violência desmedida de Dom Rodrigo faz paralelo com o governo brasileiro da época: truculento e tosco. A solução mais fácil era sempre optar pela eliminação, ainda que seja interessante ter ganhos pessoais, às custas do sofrimento alheio. 

Indico a leitura com certeza!

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da AVEC Editora?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Canto do Gárgula

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading