A volta do parafuso, de Henry James

Reler os clássicos é maravilhoso

Quando comecei a ver a série A Maldição da Mansão Bly, na Netflix, eu me lembrei que ela é inspirada na novela A volta do parafuso, de Henry James. Como eu tinha lido há uns dez anos, parei tudo e fui reler a novela para relembrar. 

A volta do parafuso - Henry James - Editora Penguim
A volta do parafuso – Henry James – Editora Penguim

Uma história que não perde sua grandiosidade nunca. Sem dúvida continuará inspirando inúmeras adaptações de séries, filmes e peças de teatro, assim como variadas discussões sobre seus acontecimentos. Ela pode aparecer tanto com o títulotraduzido como A outra volta do parafuso como somente A volta do parafuso.

A inocência que esconde o mal ou apenas a loucura? 

A história de A volta do parafuso, de Henry James, aborda tanto a possível maldade infantil quanto a loucura de uma pessoa que está no seu limite. Por trazer duas crianças na trama, certamente acaba ganhando contornos bem mais pesados e profundos, deixando o clima ainda mais tenso. 

A tradução do título é equivocada mas acabou ganhando o Imaginário brasileiro. O título se refere a pressão de um parafuso já bem pressionado, o que em português seria “apertar o torniquete“. Esta expressão passa melhor a ideia de pôr em situação mais difícil quem já não se encontra em uma situação boa. 

O enredo começa com um relato, durante uma reunião, dado por um dos convidados, sobre uma história que lhe foi passada. O relato começa com a contratação de uma preceptora para a incumbência de cuidar dos jovens Miles e Flora. A mulher já se encontrava em um certo limite e aceita o cargo assim mesmo. O que ela não imagina é que a história das crianças é marcada por acontecimentos pesados.

O sobrenatural é um fator importante porém não crucial. A história é ao meu ver um drama psicológico onde abusos foram cometidos e deixa o leitor sem saber se o problema está com a preceptora ou com o jovem Miles. Isto é completamente genial!

Com o intuito de analisar a série da Netflix, fiz uma live no Instagram com a querida e talentosa escritora e psicóloga Júlia do Passo Ramalho, sobre este livro. Clique aqui e confira pois foi certamente muito bom o bate-papo.

Conclusões finais 

Em conclusão é um texto denso demais e um clássico que precisa ser lido e relido de tempos em tempos. Influenciou inúmeras adaptações e é provável que vá influenciar muitas outras obras. Seu texto é impecável na construção de uma atmosfera sufocante. 

Henry James - Escritor
Henry James – Escritor

Aliás o poder desta história atravessa o tempo e ao final, pode ser que você preste atenção redobrada à algumas crianças ao seu entorno ou até mesmo em algumas babás. A maldade realmente pode estar em qualquer lugar. 

Boa leitura! 

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da Penguin Books?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Seja um Apoiador do blog!
Seja um Apoiador do blog!

Temos um Clube de Assinatura no Catarse

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: