A volta do parafuso, de Henry James

Reler os clássicos é maravilhoso

Quando comecei a ver a série A Maldição da Mansão Bly, na Netflix, eu me lembrei que ela é inspirada na novela A volta do parafuso, de Henry James. Como eu tinha lido há uns dez anos, parei tudo e fui reler a novela para relembrar. 

A volta do parafuso - Henry James - Editora Penguim
A volta do parafuso – Henry James – Editora Penguim

Uma história que não perde sua grandiosidade nunca. Sem dúvida continuará inspirando inúmeras adaptações de séries, filmes e peças de teatro, assim como variadas discussões sobre seus acontecimentos. Ela pode aparecer tanto com o títulotraduzido como A outra volta do parafuso como somente A volta do parafuso.

A inocência que esconde o mal ou apenas a loucura? 

A história de A volta do parafuso, de Henry James, aborda tanto a possível maldade infantil quanto a loucura de uma pessoa que está no seu limite. Por trazer duas crianças na trama, certamente acaba ganhando contornos bem mais pesados e profundos, deixando o clima ainda mais tenso. 

A tradução do título é equivocada mas acabou ganhando o Imaginário brasileiro. O título se refere a pressão de um parafuso já bem pressionado, o que em português seria “apertar o torniquete“. Esta expressão passa melhor a ideia de pôr em situação mais difícil quem já não se encontra em uma situação boa. 

O enredo começa com um relato, durante uma reunião, dado por um dos convidados, sobre uma história que lhe foi passada. O relato começa com a contratação de uma preceptora para a incumbência de cuidar dos jovens Miles e Flora. A mulher já se encontrava em um certo limite e aceita o cargo assim mesmo. O que ela não imagina é que a história das crianças é marcada por acontecimentos pesados.

O sobrenatural é um fator importante porém não crucial. A história é ao meu ver um drama psicológico onde abusos foram cometidos e deixa o leitor sem saber se o problema está com a preceptora ou com o jovem Miles. Isto é completamente genial!

Com o intuito de analisar a série da Netflix, fiz uma live no Instagram com a querida e talentosa escritora e psicóloga Júlia do Passo Ramalho, sobre este livro. Clique aqui e confira pois foi certamente muito bom o bate-papo.

Conclusões finais 

Em conclusão é um texto denso demais e um clássico que precisa ser lido e relido de tempos em tempos. Influenciou inúmeras adaptações e é provável que vá influenciar muitas outras obras. Seu texto é impecável na construção de uma atmosfera sufocante. 

Henry James - Escritor
Henry James – Escritor

Aliás o poder desta história atravessa o tempo e ao final, pode ser que você preste atenção redobrada à algumas crianças ao seu entorno ou até mesmo em algumas babás. A maldade realmente pode estar em qualquer lugar. 

Boa leitura! 

Agora adquira o seu!

Suas compras através de nossos links ajudam a manter o blog.
Basta clicar nas imagens abaixo e comprar na loja virtual!

Quer comprar outros títulos da Penguin Books?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

Um comentário em “A volta do parafuso, de Henry James

Adicione o seu

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. Tema: Baskerville 2 por Anders Noren

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: