Dossiê Macabro: Táxi

Um tema diferente 

Ganhei Dossiê Macabro: Táxi da minha amiga Úrsula Antunes. Vocês não fazem ideia de como fiquei feliz em receber este presente, não só por vir dela, pessoa que admiro e gosto tanto, mas também por ser um livro. Fiquei ainda mais contente ao terminar esta leitura, decerto por ser uma coletânea tão boa e divertida. Uma das melhores coletâneas brasileiras de contos de terror que indico muito pela qualidade do trabalho.

Dossiê Macabro Táxi - Editora Diário Macabro
Dossiê Macabro Táxi – Editora Diário Macabro

Publicado pela Editora Diário Macabro este livro é uma coletânea de 19 contos incríveis que vão, sem dúvida alguma, te dar uma visão inegavelmente diferente deste modal de transporte.

Parabéns aos organizadores Júlia do Passo Ramalho e Fábio Aresi, que aliás, também prefaciam a obra. O resultado certamente ficou sensacional.

Os contos que mais gostei 

Sempre comento sobre os contos que mais me chamaram atenção quando leio e resenho coletâneas. Segue abaixo minha lista dos que me marcaram de alguma forma.

Possessão, de Fábio Aresi

Fábio Aresi nos coloca nos momentos seguintes a um ritual de exorcismo que termina dando errado. Possessão é uma história que homenageia os inúmeros filmes do tema. É sempre legal ver uma história que traz um elemento a mais, inovador e muito interessante. 

Destino final, de Júlia do Passo Ramalho

O texto de Júlia do Passo Ramalho me lembrou muito uma frase que meu pai sempre falava: “Um dia todos seremos convidados a nos sentar em um banquete de consequências.”. Neste conto entretanto o banquete é um enorme baile e vamos desfilar pelo coro afinado de nossas escolhas. Vale ler muito pois é tocante.

Feioso, de Úrsula Antunes

Quando um passageiro esquece algo no táxi, ocorrência corriqueira de qualquer cidade do mundo, esta história começa. Úrsula Antunes certamente brinca com o texto e as palavras.

Dona de uma prosa ágil, ela cativa o leitor e neste conto temos isso muito claramente. Um daqueles casos, ou melhor dizendo um “causo”, que muitas famílias podem contar em uma varanda à noite.

A felicidade de Félix, de Roberto Schima

Nada como a culpa para dar sustança numa história. Pois é este o ingrediente que Roberto Schima adiciona neste conto para nos agradar com maestria. Mas calma, tem algo a mais nessa massa… o sobrenatural! Muito bom mesmo!

Cliente regular, de Gabriela Leão

Que conto espetacular este da Gabriela Leão! Tensão do início ao fim. Perfeito em cada ponto. O melhor do livro para mim por conseguir imprimir uma sensação de impotência absolutamente real.

Aqui o taxista é a vítima e seus medos se tornam os nossos medos. Leia e desfrute dessa pérola que atravessa a cidade do Rio de Janeiro.

Você chegou ao seu destino, de Álvaro Caxone

Temos aqui um conto bem interessante que trabalha com a questão de se perder, que particularmente eu gosto. Por mais que tenha um final relativamente previsível a construção da narrativa é muito bem executada. Gostei bastante do estilo de Álvaro Caxone.

No frio da escuridão, de Daniel L. Costa

Um conto elegante de um horror muito bem dosado. Uma releitura de uma mitologia feita de uma sutileza tremenda que gostei bastante. Certamente é uma leitura que você termina com uma sensação de satisfação em ter tido aquela experiência. Parabéns ao autor Daniel L. Costa.

O último cliente, de Alysson Steimacher

Para mim o segundo melhor conto do livro é o de Alysson Steimacher. Traz em sua escrita uma ironia que me remeteu ao grande mestre Machado de Assis, que era mestre em usar o horror com a própria comédia. Uma história insólita e divertida, fina e elegante. Adorei o texto, que li rindo do início ao fim. 

Conclusões finais

Quando poderíamos imaginar que o táxi pudesse render tanto e de tantas formas. Nenhum conto do livro está abaixo do que analiso como bom e citei apenas o que achei muito bom! 

Venha se surpreender com esta leitura. Muitas histórias ali vão te tirar o sono e poucas vezes vemos uma coletânea tão boa! 

Boa leitura!

Quer comprar outros títulos da Editora Diário Macabro?
Clique aqui para ver outros títulos dessa editora!

Se você curtiu esta postagem, clique no botão curtir e deixe um comentário abaixo para que possamos trocar mais ideias!

Canto do Gárgula - Catarse
SEJA UM PATROCINADOR DO CANAL!

16 comentários em “Dossiê Macabro: Táxi

Adicione o seu

  1. Que felicidade saber que esse Dossiê macabro foi uma leitura tão prazerosa para você. Com certeza, uma premissa bem original traria histórias tão bacanas. Foi mais um projeto da DM que tive o prazer de participar!

      1. Terminei hoje.
        Dos 19 contos, 8 me chamaram mais atenção:

        – “O Predador”, Guilherme Schrago;
        – “Possessão”, Fábio Aresi;
        – “Destino Final”, Julia do Passo Ramalho;
        – “A Felicidade de Félix”, Roberto Schima;
        – “Vetor”, David Busquet;
        – “Trauma”, Heclair Pimentel Filho;
        – “Uma Lenda Paulista”, R.A. Tschuiya;
        – “O Último Cliente”, Alysson Steimacher.

  2. Não sei nem lidar com um elogio desse! s2
    Essa antologia ficou realmente incrível, são todos contos de qualidade e bem diversos também. É um projeto que dá gosto de ter sido parte, demais.
    Muito feliz que você gostou da leitura!

  3. Fico contente que tenha apreciado meu conto. Devido as antologias, cuja predominância de temática tem enveredado para o horror, comecei a incursionar nessa área da qual gostava como leitor, mas não tinha experiência como autor. Grato pela divulgação.

      1. Tô ansioso pra ler. Há poucos dias, adquiri os dois livros da coleção: Dossiê Macabro: Táxi e Dossiê Macabro: OVNI. Não vejo a hora de botar as mãos neles.

Deixe uma resposta

Powered by WordPress.com. por Anders Noren

Acima ↑

Descubra mais sobre Canto do Gárgula

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading